DOMINGOS BRAGANÇA REUNIU-SE COM JOVENS NO GABINETE DA JUVENTUDE

Domingos Bragança e a vereadora da Educação, Adelina Pinto, reuniram-se com um grupo de alunos de três escolas profissionais de Guimarães (Cisave, Profitecla e Professor Bento de Jesus Caraça), distribuídos pelos cursos de comunicação, turismo e vendas. A iniciativa decorreu na manhã de terça-feira, no âmbito da Semana Europeia da Juventude, que termina no próximo dia 11 de maio, e teve lugar no Gabinete da Juventude da Câmara Municipal de Guimarães.

Adelina Pinto incentivou os alunos a terem uma voz ativa na sociedade e a “desfrutarem” do Gabinete da Juventude. “Estamos aqui presentes para tentar perceber os vossos anseios e pontos de vista e para, a partir das vossas ideias, tentarmos melhorar a nossa atuação política”, disse. Adelina Pinto reafirmou a disponibilidade do Gabinete da Juventude em constituir-se como um “espaço disponível para todos os jovens”.

Domingos Bragança, na sua intervenção inicial, referiu que uma das prioridades das políticas do executivo é o futuro das gerações mais novas, chamando a temática da defesa do Ambiente à ordem do dia. “A preservação da biodiversidade, a defesa da boa qualidade de vida e de um ambiente saudável, a economia circular, entre outras boas práticas, são uma bandeira que os jovens devem abraçar”, disse. O Presidente da Câmara quis transmitir uma ideia clara a todos os jovens presentes, a de que a participação que tiverem será determinante para a sociedade de amanhã. “As lideranças do futuro serão fruto do vosso caminho enquanto jovens, pelo que a vossa implicação nos movimentos coletivos, nas associações, no colocar em prática ideias inovadoras e transformadoras fará toda a diferença”, reforçou. Domingos Bragança insistiu na necessidade de toda a atividade em sociedade se dever reger por valores humanistas, de solidariedade e de espírito comunitário, exortando os jovens para que descubram as suas verdadeiras qualidades e as coloquem ao serviço de uma cidade melhor.

Por seu lado, os alunos tiveram oportunidade de revelar os projetos em que estão empenhados, como são exemplo uma colaboração com a Vitrus no âmbito do reaproveitamento das pontas de cigarro para a fabricação de tijolos e bases ou o aproveitamento de plantas aromáticas para comercialização de infusões. Foi ainda levantada a questão da alimentação nas escolas, nomeadamente a necessidade de introduzir, cada vez mais, ementas mais atentas à necessidade de maior consumo de leguminosas e cereais, bem como questões de usufruto do espaço público, como a transformação de ruas para uso exclusivo de peões.

A este propósito, Domingos Bragança referiu os projetos que o executivo tem em curso, nomeadamente a construção do Parque de Estacionamento de Camões, que permitirão, no futuro, uma utilização mais qualitativa do Centro Histórico de Guimarães. “Em primeiro lugar, devemos tratar bem da nossa casa, que é Guimarães, criando as melhores condições para quem cá vive para, naturalmente, a disponibilizarmos, em boas condições, a todos que a queiram visitar”, concluiu.

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

©2019 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?