DOS “DIABOS” AO SAMBA, O CARNAVAL FOI DE FESTA EM NESPEREIRA

O desfile saiu do largo junto da Junta de Freguesia e percorreu a N105 sob o calor atípico de fevereiro, liderado pela “rainha” do Carnaval, Merche Romero.

©  Mafalda Oliveira/Mais Guimarães

“Hoje é para brincar. Se fosse para rezar ficava em casa”. A frase foi proferida por uma das participantes do Carnaval de Nespereira, logo no arranque do desfile, passavam poucos minutos das 15h00 de domingo. Só de participantes contavam-se cerca de 500 pessoas. O desfile saiu do largo junto da Junta de Freguesia e percorreu a N105 sob o calor atípico de fevereiro. A participante seguia vestida de diabo, tal qual uma dezena de participantes. Mas os disfarces não ficaram por aqui: desde médicos especialistas no combate ao Corona Vírus, passando pelas típicas “matrafonas” e terminando nos sambistas.

O desfile seguiu pela nacional 105, uma das estradas nacionais mais perigosas do país, onde o habitual trânsito foi substituído por um clima de festa, animação e convívio. Os milhares que aguardavam pelo desfile – ora ao sol, ora à sombra – fizeram do Carnaval de Nespereira um dos mais participados de sempre. “Nunca vi nada assim em 18 anos”, admitia uma das funcionárias do Mirasol, onde a água estava esgotada, tal qual nos restantes estabelecimentos que ladeavam o percurso. A verdade é que, segundo o presidente da Junta de Freguesia de Nespereira, Joaquim Pereira, a assistir estavam “dezenas de milhares de pessoas”. “Estava muito mais gente do que nos anteriores”, apontou.

As brincadeiras e a interação entre quem desfilava e quem assistia foram constantes e, para Margarida Pereira, parte da assistência, apesar de ter considerado o desfile deste ano “pequeno”, o regresso no próximo ano está garantido.

Prepara-se para sair o desfile de Carnaval em Nespereira. Centenas de pessoas assistem a um dos momentos altos dos carnaval em Guimarães

Posted by Mais Guimarães on Sunday, 23 February 2020

©2020 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?