Elvira Fertuzinhos: “Neste 25 de abril, todos e todas nós temos que ser Ucrânia”

Na Sessão Solene da Assembleia Municipal que decorreu esta segunda-feira, dia 25, Elvira Fertuzinhos, deputada municipal eleita pelo Partido Socialista fez um discurso voltado para as transformações que a revolução de 25 de abril de 1974 trouxe à sociedade portuguesa, em particular à vimaranense, destacando o aumento da representação feminina nos diferentes órgãos autárquicos.

© Eliseu Sampaio / Mais Guimarães

Elvira Fertuzinhos manifestou “solidariedade com os horrores que o povo ucraniano está a viver” com a invasão russa, “sem esquecer os cidadãos e as cidadãs russas que estão contra Putin e que são presos, torturados e mortos”. A deputada municipal defendeu o apoio económico e militar que está a ser enviado por Portugal e vários países para a Ucrânia “para combaterem Putin”, tendo a consciência “clara e forte de que ao defendermos a democracia ucraniana estamos a defender a nossa e todas as democracias”, disse. Para Elvira Fertuzinhos, o “ataque à Ucrânia é, antes de mais, um ataque à democracia de um país”.

A primeira guerra na Europa, depois da Segunda Guerra Mundial, “recorda-nos que a democracia precisa de todos e de todas as democratas, para a defenderem e reforçarem. Só há democracia se houver democratas que a defendam ativa e consistentemente”, acrescentou.

“A defesa sem tréguas das democracias, da liberdade e da Igualdade, convoca-nos”

Elvira Fertuzinhos, deputada municipal do PS

No seu discurso na Sessão Solene demonstrou também preocupação com a facto das novas gerações “dos nossos netos e netas”, que “nasceram já em democracia” e que por isso “não conseguem imaginar como é viverem sem a liberdade e a sociedade democrática em que nasceram”.

Nada é garantido na vida, disse também, “como a democracia não o é, de todo”, por isso, e lembrando a pandemia da Covid-19, Elvira Fertuzinhos reforçou que “só juntos, como comunidade portuguesa e europeia, conseguimos vencê-la”.

©2022 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?