Em Bruxelas, Adelina Pinto apresentou o modelo urbano e ambiental de Guimarães

A vice-presidente da Câmara de Guimarães partilhou mesa com a alcaldesa de Ponteareas, Cristina Fernández, a autarca de Empoli (Itália), Brenda Barnini, e com o Eurodeputado, Marcos Ros. 

A vice-presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Adelina Pinto, participou em Bruxelas como oradora num fórum de política urbana no qual explicou o modelo de desenvolvimento urbano do Município de Guimarães, centrado, especialmente, no papel das pequenas e médias cidades e na importância de construir um modelo de planeamento e de desenvolvimento do território, sempre de forma sustentável.

Devido à pandemia, os programas europeus 2021-2027 sofreram uma paralisação e grande atraso. Dessa forma, é nestes momentos que várias cidades apresentam na capital belga os “seus projetos e experiências mais inovadoras, sobretudo, aquelas iniciativas relacionadas com o desenvolvimento de política urbana que possam ser objeto de financiamento”.

Recorde-se que Guimarães candidatou-se a Capital Verde Europeia em 2017, tendo ficado nas lista das cinco cidades mais pontuadas e vai a repetir candidatura já em 2023. Este é um galardão instituído e gerido pela Comissão Europeia que visa reconhecer as cidades que melhor cuidam do ambiente e do meio vital dos seus habitantes.

©2022 MAIS GUIMARÃES - Super8

Publicidade

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?