Emídio Guerreiro contra o fim dos debates quinzenais

O Parlamento aprovou, na quinta-feira, dia 23, o fim dos debates quinzenais, com 31 deputados do PS e PSD a romperem a disciplina e voto. Entre os deputados vimaranenses, o único que votou contra o fim dos debates quinzenais foi Emídio Guerreiro, do PSD.

Os dois deputados vimaranenses do PSD seguiram caminhos opostos nesta votação. André Coelho Lima votou alinhado com o que era a indicação do partido, para acabar com os debates quinzenais, ao passo que Emídio Guerreiro, desobedecendo à disciplina de voto, votou contra esta medida. Além de Emídio Guerreiro, outros quatro deputados sociais-democratas votaram contra esta proposta, foram eles: Margarida Balseiro Lopes, Pedro Rodrigues, Pedro Pinto, Alexandre Poço.

No PS o voto desalinhado foi mais expressivo. No total, foram 21 os  deputados socialistas que votaram contra e se abstiveram-se outros cinco parlamentares, incluindo o próprio coordenador do grupo de trabalho de revisão do regimento, Pedro Delgado Alves. Os deputados do PS que queriam outro modelo para os debates com o primeiro-ministro foram: Jorge Lacão, Isabel Moreira, Sérgio Sousa Pinto, Ascenso Simões, Bacelar de Vasconcelos, Capoulas Santos, Ana Paula Vitorino, Maria Begonha, Miguel Matos, José Magalhães, Marcos Perestrello, Eduardo Barroco de Melo, Olavo Câmara, Francisco Rocha, Filipe Neto Brandão, Bruno Aragão, Cláudia Santos, Hugo Oliveira, Joana Sá Pereira, Tiago Estevão Martins e Nuno Fazenda.

Os dois deputados socialistas vimaranenses, Sónia Fertuzinhos e Luís Soares, votaram a favor do fim dos debates quinzenais. A única socialista eleita pelo circulo de Braga que votou contra esta medida, foi a líder da Juventude Socialista, Maria Begonha.

O diploma acabou por ser aprovado com os votos favoráveis dos restantes deputados de PS e PSD, contra a vontade de todos os outros grupos parlamentares. A partir deste momento, o primeiro ministro só tem que se deslocar ao Parlamento para responder perante os deputados de dois em dois meses.

 

 

©2020 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?