Engrácia Cardoso expõe na alameda de São Dâmaso
O MGA Project – Alameda Contemporary Art Gallery apresenta, a partir 17 de junho, "Uma Paisagem Recortada", de Engrácia Cardoso.
O MGA Project – Alameda Contemporary Art Gallery apresenta, a partir 17 de junho, “Uma Paisagem Recortada”, de Engrácia Cardoso.
A exposição é inaugurada no próximo sábado, dia 17 de junho, pelas 21h30, na alameda de São Dâmaso. Estará patente até 10 de setembro. Às 16h30, haverá ainda uma conversa com a artista e com Maria de Fátima Lambert, no Palacete Santiago.
“A construção do caminho levou à realização de um projeto de continuidade que me ligou à viagem, às suas nuances particulares e à paisagem”, escreve Engrácia Cardoso na sinopse. “Ao refletir sobre o espaço e as novas formas de o olhar criou-se um contexto e um novo significado”, conta.
Diante de uma natureza soberana, a paisagem apresenta-se, diz, “num espaço pictórico e fotográfico”. Nesta concepção e organização do espaço, tudo surge sem ordem, aviso ou figura, e “constatam-se as paisagens fragmentando as formas em desenhos. Partindo dos elementos soltos da natureza, riscando, desenhando, fotografando, embrenhando-nos no caos da imaginação e da vivência. Depois de uma grande fuga foi-nos revelado o caminho de chegada, tornando visível este projeto”.
A Alameda Contemporary Art Gallery materializa o projeto Micro Galerias de Arte Contemporânea, da autoria de Nuno Machado e apoiado pelo IMPACTA – Investimento Municipal em Projetos e Atividades Culturais, Territoriais e Artísticas, promovido pelo Município de Guimarães.
De acesso livre e gratuito, querem “apresentar artistas contemporâneas, sensibilizando o público para estas linguagens artísticas, ocupando lugares marcantes com ações inusitadas e distintas, captando assim a atenção de todos os que vivem estes lugares, permitindo que usufruam de breves momentos em que são confrontados com formas de olhar o mundo pelos artistas, com obras de arte que, de forma inesperada, se apresentam perante a comunidade, despidas das paredes institucionais, das barreiras simbólicas dos edifícios e dos seus conteúdos, dos circuitos tradicionais de encontro com a arte”.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Outubro 14, 2024
A exemplo dos anos anteriores, Osmusiké - Associação Musical e Artística do Centro de Formação Francisco de Holanda - organizou no passado, dia 12 de outubro, mais uma edição dos “Sons de Outono” no grande auditório Francisca Abreu, no Centro Cultural Via Flor.
Outubro 14, 2024
Teste, que se realiza entre os dias 17 e 19 de outubro, procura avaliar o impacto dos projetos de qualificação e regeneração, em fase de conclusão da Alameda S. Dâmaso (norte), Largo do Toural (nascente), Rua de Santo António e Av. D. João IV, com incidência na mobilidade viária.
Outubro 14, 2024
O médico vimaranense Hélder Pereira foi eleito presidente da direção da Sociedade Portuguesa de Artroscopia e Traumatologia Desportiva (SPAT),durante o congresso que decorreu em Viana do Castelo.