Engrácia Cardoso expõe na alameda de São Dâmaso

O MGA Project – Alameda Contemporary Art Gallery apresenta, a partir 17 de junho, "Uma Paisagem Recortada", de Engrácia Cardoso.

engracia-cardoso-Barra-+G-10-anos

O MGA Project – Alameda Contemporary Art Gallery apresenta, a partir 17 de junho, “Uma Paisagem Recortada”, de Engrácia Cardoso.

© Direitos Reservados

A exposição é inaugurada no próximo sábado, dia 17 de junho, pelas 21h30, na alameda de São Dâmaso. Estará patente até 10 de setembro. Às 16h30, haverá ainda uma conversa com a artista e com Maria de Fátima Lambert, no Palacete Santiago.

“A construção do caminho levou à realização de um projeto de continuidade que me ligou à viagem, às suas nuances particulares e à paisagem”, escreve Engrácia Cardoso na sinopse. “Ao refletir sobre o espaço e as novas formas de o olhar criou-se um contexto e um novo significado”, conta.

Diante de uma natureza soberana, a paisagem apresenta-se, diz, “num espaço pictórico e fotográfico”. Nesta concepção e organização do espaço, tudo surge sem ordem, aviso ou figura, e “constatam-se as paisagens fragmentando as formas em desenhos. Partindo dos elementos soltos da natureza, riscando, desenhando, fotografando, embrenhando-nos no caos da imaginação e da vivência. Depois de uma grande fuga foi-nos revelado o caminho de chegada, tornando visível este projeto”.

A Alameda Contemporary Art Gallery materializa o projeto Micro Galerias de Arte Contemporânea, da autoria de Nuno Machado e apoiado pelo IMPACTA – Investimento Municipal em Projetos e Atividades Culturais, Territoriais e Artísticas, promovido pelo Município de Guimarães.

De acesso livre e gratuito, querem “apresentar artistas contemporâneas, sensibilizando o público para estas linguagens artísticas, ocupando lugares marcantes com ações inusitadas e distintas, captando assim a atenção de todos os que vivem estes lugares, permitindo que usufruam de breves momentos em que são confrontados com formas de olhar o mundo pelos artistas, com obras de arte que, de forma inesperada, se apresentam perante a comunidade, despidas das paredes institucionais, das barreiras simbólicas dos edifícios e dos seus conteúdos, dos circuitos tradicionais de encontro com a arte”.

PUBLICIDADE

Arcol

Partilhar

PUBLICIDADE

Ribeiro & Ribeiro
Instagram

JORNAL

Tem alguma ideia ou projeto?

Websites - Lojas Online - Marketing Digital - Gestão de Redes Sociais

MAIS EM GUIMARÃES