Ensino Bilingue e soluções para a Poluição no Agrupamento de Escolas D. Afonso Henriques

O Agrupamento de Escolas D. Afonso Henriques tem a decorrer, neste ano letivo, dois projetos no âmbito da Ação-Chave 2 (KA2) – Parcerias Estratégicas, Cooperação para a Inovação e Intercâmbio de Boas Práticas.

© Direitos Reservados

Com estes dois projetos, o agrupamento “pretende que as organizações trabalhem em conjunto para melhorar a sua oferta aos aprendentes e para partilhar práticas inovadoras”, pode ler-se em nota enviada às redações.

“Ambos os projetos são parcerias para o intercâmbio de boas práticas cujo objetivo principal é permitir que as organizações desenvolvam e reforcem as redes, a sua capacidade de operar a nível transnacional, a partilha e o confronto de ideias, práticas e métodos”.

O Erasmus+ é o Programa Europeu que apoia a educação, a formação, a juventude e o desporto. O projeto Erasmus+ KA201, “Language Acquisition to stimulate Cognitive Development: theory and practice” – Ensino Bilingue, integra escolas de Varsóvia, Londres e Las Palmas, a Embaixada de Espanha em Varsóvia, a Consejería de Educación y Universidades del Gobierno de Canarias e a Universidade de La Laguna, especializada na formação de professores no âmbito do Ensino Bilingue.

Para além da formação que todos os professores envolvidos vão receber ao longo do desenvolvimento do projeto, serão partilhadas as experiências dos vários parceiros na abordagem de uma nova língua, alguns dos quais muito experientes.

“Os alunos trabalharão em conjunto, visitando as escolas uns dos outros, observando as aulas das escolas parceiras in loco (ultrapassadas as contingências da epidemia), para que surjam novas ideias e materiais que serão posteriormente testados em todas as salas de aula das escolas parceiras, sempre com a orientação da Universidade de La Laguna”.

A responsabilidade pela criação do Kit de Ferramentas com recursos, materiais, atividades, modelos organizacionais e curriculares para uma abordagem efetiva de Ensino Bilingue, enquanto instrumento efetivo de trabalho e produto final do projeto, será do Agrupamento de Escolas D. Afonso Henriques.

“Be the Solution to Pollution”, é um Projeto KA229, no âmbito das Parcerias de Intercâmbio Escolar, estando a ser desenvolvido com escolas da Finlândia, Turquia, Espanha e Hungria.

“O objetivo é enriquecer o conhecimento e trabalhar a necessidade de prevenção dos fatores poluentes que afetam o meio ambiente. Pretende-se adquirir diferentes técnicas práticas de reciclagem, desenvolver a linguagem e a compreensão cultural, melhorar as capacidades TIC e da língua inglesa”.

Direcionado para alunos do terceiro ciclo, “permitirá a abordagem de diferentes tipos de poluição por cada uma das escolas parceiras”.

As atividades previstas estão a ser concretizadas apesar de dependentes das condicionantes pelo E@D. Destacam-se os encontros online, para conhecimento de professores e alunos envolvidos em ambos os projetos e a votação online do logótipo para o projeto “Be the Solution to Pollution”, tendo sido vencedor o logo do Agrupamento de Escolas D. Afonso Henriques.

Para além das atividades desenvolvidas conjuntamente e em simultâneo em cada escola, estão previstas mobilidades de alunos e pessoal docente às escolas parceiras, onde os participantes terão a oportunidade de visitar locais de relevância cultural e histórica do país de acolhimento; desenvolver atividades de ensino e aprendizagem e partilhar os resultados/produtos das atividades realizadas nas respetivas escolas.

©2022 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?