Equipa da UMinho premiada na Colômbia
Investigadores propõem uma plataforma inteligente para combater o insucesso escolar.
Uma equipa do Centro Algoritmi da Escola de Engenharia da Universidade do Minho venceu o prémio de melhor artigo científico (Best Paper Award) na International Conference on Sustainable Smart Cities and Territories, que decorreu em Manizales, Colômbia. O evento reuniu cerca de 150 especialistas de todo o mundo em torno dos desafios de cidades e territórios inteligentes e a sua interligação com a inteligência artificial.
O trabalho distinguido, “A conversational agent for smart schooling: a case study on k-12 dropout risk assessment”, foi apresentado pela investigadora Dalila Durães, que é também professora do Departamento de Informática da UMinho.
O prémio resulta do projeto “Hello: plataformas inteligentes para o combate ao insucesso escolar”, liderado na UMinho pelo professor Paulo Novais e financiado pelos programas Compete/Portugal 2020 e FEDER.
O objetivo é desenvolver uma plataforma inteligente com uma abordagem educativa integrada e inovadora, assente nas relações aluno, escola, família e comunidade. Pretende ainda acompanhar o aluno de forma integrada, sinalizando comportamentos de risco, enquanto permite introduzir recomendações personalizadas à situação ao nível do desempenho e comportamento do aluno, ajudando a promover o sucesso escolar. O projeto envolve também a empresa Codevision (coordenadora) e a Universidade Católica.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Novembro 5, 2024
A Berço Academia, novo espaço do Berço Sport Clube, foi inaugurada neste sábado, dia 02 de novembro, no antigo estádio de Sande S. Lourenço. Marco Aurélio, sócio fundador do clube, em declarações ao Mais Guimarães, reforçou que deseja que toda a gente veja o Berço como um "clube de futuro".
Novembro 5, 2024
Na último jogo em casa, frente ao Moreirense, Jota Silva, antigo jogador do Vitória SC, surpreendeu os adeptos ao fazer uma visita inesperada ao relvado do Estádio D. Afonso Henriques durante o intervalo para uma despedida "formal".
Novembro 5, 2024
Esta quinta-feira, começa a 33ª edição do Guimarães Jazz. Entre 07 e 16 de novembro, o evento vai oferecer um programa diversificado de 12 concertos, jam sessions e oficinas, espalhados pelo Centro Cultural Vila Flor (CCVF) e outros locais da cidade. Nomes internacionais e nacionais, como Maria Schneider & Clasijazz Big Band, Wadada Leo Smith e Ambrose Akinmusire, são alguns dos destaques que prometem cativar o público com abordagens contemporâneas e inovadoras.