Equipa domiciliária de Cuidados Paliativos: “Dignidade e humanidade”

O Hospital Senhora da Oliveira Guimarães (HSOG) apresentou o projeto Paliativos Consigo, financiado pela Fundação La Caixa. Trata-se de uma equipa de prestação de cuidados paliativos ao domicílio, nas várias fases da doença, incluindo fim de vida que está já em funcionamento em Guimarães e em Vizela.

© Eliseu Sampaio / Mais Guimarães

“Gratidão” foi a palavra escolhida por Adelina Paula Pinto, vice-presidente do município e vereadora responsável pela área da saúde. Acreditando que a cidade se está a tornar num “território melhor”, destacou o facto de o hospital não se limitar “a olhar para dentro”. Para Adelina Paula Pinto, a equipa entra em casa dos doentes “com uma voz amiga”, fazendo com tenham, os doentes e as duas famílias, “dignidade e humanidade”.

A Liga dos Amigos do Hospital de Guimarães ofereceu uma viatura para as deslocações ao domicílio tendo Alves Pinto, presidente da Liga dos Amigos do Hospital, destacado o papel da associação na ajuda ao hospital que permite “colaborar para que toda a gente tenha uma vida digna”.

Já para o presidente da direção do hospital de Guimarães, Henrique Capelas, este é um projeto que permite que a instituição vá “mais longe”. “Vai de encontro aos seus doentes”, disse.

A equipa, faz saber o hospital, funcionará segundo um modelo colaborativo e integrado, plenamente integrada no Serviço Nacional de Saúde e ocupar-se-á dos doentes com necessidades mais complexas, da formação e investigação em Cuidados Paliativos.

Com 13 elementos, a equipa já realizou, desde novembro, 84 visitas entre Guimarães e Vizela. Está já a ser equacionada a possibilidade de abranger também o concelho de Fafe.

O programa Paliativos Consigo funcionará de segunda a sexta-feira, das 08h00 às 20h00. Aos sábados e domingo funcionará com um enfermeiro das 09h00 às 15h00 e um médico em regime de prevenção. A equipa terá ainda apoio telefónico diariamente das 09h00 às 20h00.

© Eliseu Sampaio / Mais Guimarães

©2022 MAIS GUIMARÃES - Super8

Publicidade

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?