Equipa domiciliária de Cuidados Paliativos: “Dignidade e humanidade”
Com 13 elementos, a equipa já realizou, desde novembro, 84 visitas.
O Hospital Senhora da Oliveira Guimarães (HSOG) apresentou o projeto Paliativos Consigo, financiado pela Fundação La Caixa. Trata-se de uma equipa de prestação de cuidados paliativos ao domicílio, nas várias fases da doença, incluindo fim de vida que está já em funcionamento em Guimarães e em Vizela.
“Gratidão” foi a palavra escolhida por Adelina Paula Pinto, vice-presidente do município e vereadora responsável pela área da saúde. Acreditando que a cidade se está a tornar num “território melhor”, destacou o facto de o hospital não se limitar “a olhar para dentro”. Para Adelina Paula Pinto, a equipa entra em casa dos doentes “com uma voz amiga”, fazendo com tenham, os doentes e as duas famílias, “dignidade e humanidade”.
A Liga dos Amigos do Hospital de Guimarães ofereceu uma viatura para as deslocações ao domicílio tendo Alves Pinto, presidente da Liga dos Amigos do Hospital, destacado o papel da associação na ajuda ao hospital que permite “colaborar para que toda a gente tenha uma vida digna”.
Já para o presidente da direção do hospital de Guimarães, Henrique Capelas, este é um projeto que permite que a instituição vá “mais longe”. “Vai de encontro aos seus doentes”, disse.
A equipa, faz saber o hospital, funcionará segundo um modelo colaborativo e integrado, plenamente integrada no Serviço Nacional de Saúde e ocupar-se-á dos doentes com necessidades mais complexas, da formação e investigação em Cuidados Paliativos.
Com 13 elementos, a equipa já realizou, desde novembro, 84 visitas entre Guimarães e Vizela. Está já a ser equacionada a possibilidade de abranger também o concelho de Fafe.
O programa Paliativos Consigo funcionará de segunda a sexta-feira, das 08h00 às 20h00. Aos sábados e domingo funcionará com um enfermeiro das 09h00 às 15h00 e um médico em regime de prevenção. A equipa terá ainda apoio telefónico diariamente das 09h00 às 20h00.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Outubro 8, 2024
Escola Profissional CISAVE, em Guimarães, foi palco a 03 de outubro de um encontro dedicado ao futuro das micro, pequenas e médias empresas do norte de Portugal. A CISAVE é a instituição parceira do projeto "Acelerar o Norte" que acolhe uma das 16 Aceleradoras de Comércio Digital, uma iniciativa que visa transformar digitalmente os negócios da região e "prepará-los para os desafios do futuro", avança a escola em nota enviada às redações.
Outubro 8, 2024
O PSD-Guimarães evoca, hoje, dia 8 de outubro, o aniversário da data de falecimento de Fernando Alberto Matos Ribeiro da Silva, líder da instalação da concelhia de Guimarães do Partido Popular Democrata (PPD), hoje PSD, um "exemplo notável de um político e de um dirigente das principais instituições sociais, culturais e desportivas vimaranenses", vinca a concelhia do partido.
Outubro 8, 2024
Inserido no Mês da Economia, que decorre em outubro em Guimarães, o município promoveu um jantar que que participaram representantes de empresas locais, universidades e associações empresariais, com foco na Inovação Colaborativa e na modernização dos modelos de negócio.