Equipas de robótica qualificam-se para o RoboCup em Bordéus
A Escola de Engenharia da Universidade do Minho tem uma forte presença no campo da robótica móvel e autónoma.
O LAR (Laboratório de Automação e Robótica) da Universidade do Minho participou com duas equipas no Festival Nacional de Robótica que decorreu em Tomar, e tiveram um excelente desempenho conseguindo a qualificação para participar no RoboCup 2023, um dos maiores eventos de robótica do mundo, que irá decorrer em Bordéus, França, de 4 a 10 de julho.
A equipa da categoria MSL (Middle Size League) alcançou o segundo lugar na prova, com cinco robôs autónomos móveis que jogam futebol. Cada robô pesa cerca de 30 kg, desloca-se a dois m/s, usa visão para ver o campo, a bola e os adversários, e comunica com os restantes elementos das equipas por rede sem fios.
A equipa da categoria RoboCup@Home ficou em terceiro lugar com o robô CHARMIE. Este robô desloca-se numa habitação, reconhece comandos vocais e responde através de colunas de som, tem um braço para pegar em objetos, e tem como objetivo realizar tarefas domésticas.
Este resultado de dois lugares no pódio é “especialmente notável”, diz a universidade, uma vez que foi a primeira vez que estes alunos do LAR participaram nestas competições.
Agora estes robôs vão participar no RoboCup, sendo este evento uma oportunidade única para as equipas de robótica mostrarem as suas habilidades e competirem a nível mundial. Além disso, é um evento que permite às equipas melhorarem a sua performance podendo comparar-se com outras equipas da mesma área científica, aprender sobre as últimas tecnologias e avanços na robótica e representar as suas instituições e países.
A Escola de Engenharia da Universidade do Minho tem uma forte presença no campo da robótica móvel e autónoma e estas conquistas são “um testemunho do trabalho árduo e dedicação destes alunos”.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Outubro 8, 2024
Escola Profissional CISAVE, em Guimarães, foi palco a 03 de outubro de um encontro dedicado ao futuro das micro, pequenas e médias empresas do norte de Portugal. A CISAVE é a instituição parceira do projeto "Acelerar o Norte" que acolhe uma das 16 Aceleradoras de Comércio Digital, uma iniciativa que visa transformar digitalmente os negócios da região e "prepará-los para os desafios do futuro", avança a escola em nota enviada às redações.
Outubro 8, 2024
O PSD-Guimarães evoca, hoje, dia 8 de outubro, o aniversário da data de falecimento de Fernando Alberto Matos Ribeiro da Silva, líder da instalação da concelhia de Guimarães do Partido Popular Democrata (PPD), hoje PSD, um "exemplo notável de um político e de um dirigente das principais instituições sociais, culturais e desportivas vimaranenses", vinca a concelhia do partido.
Outubro 8, 2024
Inserido no Mês da Economia, que decorre em outubro em Guimarães, o município promoveu um jantar que que participaram representantes de empresas locais, universidades e associações empresariais, com foco na Inovação Colaborativa e na modernização dos modelos de negócio.