CarClasse
CarClasse
Escultura “polémica” de Afonso Henriques foi inaugurada em Zamora

Este fim de semana.

06ED24F7-E0CE-4E7E-989B-C244F506D911

“Polémica escultura” de Afonso Henriques já foi inaugurada em Zamora. É assim que o jornal El Correo de Zamora se refere à escultura de Dinis Ribeiro, escultor, e Abel Cardoso, arquiteto, que mostra o primeiro rei com 14 anos, agarrado a uma espada, refletindo a sua investidura como cavaleiro, um momento histórico documentado.

© Direitos Reservados

A estátua, que pesa 15 toneladas e mede seis metros, ficará em Zamora, cidade onde Afonso Henriques se terá tornado cavaleiro, depois da “polémica e das críticas que tiveram origem na sua fisionomia nas redes sociais durante a sua exposição em Coimbra”.

Sobre a polémica que se criou em Portugal, o secretário geral da Fundación Rei Afonso Henriques, José Luis González Prada, explicou que não se trata de uma peça “realista”, mas sim de “uma obra de arte e isso significa que está sujeita à opinião e avaliação de cada um que a vê”.

Espera que esta localização definitiva em Zamora tenha um “efeito positivo” para a cidade e que a escultura seja “mais um elemento de riqueza”. “Acreditamos que os cidadãos de Zamora vão gostar da escultura e a adotem”, referiu González Prada.

A escultura vai substituir o busto de bronze do primeiro rei de Portugal que foi roubado há cinco anos e estava no exterior do convento de São Francisco.

Este domingo, houve ainda uma recriação do momento em que Afonso Henriques se tornou cavaleiro, em Zamora. A iniciativa celebrou os 900 anos desse mesmo momento e decorreu na Catedral de Zamora.

PUBLICIDADE

Arcol

Partilhar

PUBLICIDADE

Ribeiro & Ribeiro
Instagram

JORNAL

Tem alguma ideia ou projeto?

Websites - Lojas Online - Marketing Digital - Gestão de Redes Sociais

MAIS EM GUIMARÃES