O desconfinamento permite-nos maior mobilidade, mas é bom manter todos os cuidados. Por isso, é bom optar por sítios ao ar livre. Conheça (ou saiba mais sobre) alguns.
Parque de Lazer de Barco

Há sombra que chegue para muitos no Parque de Lazer de Barco, com o rio
a banhar as suas margens. Uma boa opção para uma tarde de sol — e uma
desculpa para relembrar todos os anos em que este foi o palco de um festival de rock.
Praia Seca das Taipas

Os trabalhos ainda não estão concluídos naquela que pode vir a ser a primeira praia fluvial do concelho. Mas vale uma visita. E, bem perto, o Parque de Lazer da vila taipense também é repleto de sombras, mesas e espaços para descansar.
Parque da Ínsua, Ponte

Mesmo ao lado, o Parque da Ínsua oferece um extenso jardim pronto para afagar mantas estendidas. De olhos postos no rio, o parque conta ainda com diversões para os mais novos e um trilho para correr ou caminhar.
Praia da Rola, Arosa e Castelões/ Póvoa de Lanhoso

Água fresca pelos tornozelos, uma esplanada para descansar — tudo isto num sítio abraçado pela frescura das árvores que ali cresceram. Num local que é também uma fronteira natural entre Póvoa de Lanhoso e Guimarães, aproveite-se a deixa para visitar o concelho vizinho.
Santuário de São Bento das Peras, Vizela

E que tal um salto ao concelho vizinho? Há um miradouro à sua espera. A partir dali, pode perder-se na paisagem que se estende no Vale de Vizela. E, claro, há espaço para refeições e tempo para se perder num sítio com história.
Senhora da Saúde, Sande São Clemente

Lugar de tradição religiosa (principalmente no período quaresmal e na segunda-feira de Páscoa), no Monte do Outinho, há diversas mesas e espaço para passar o dia a conviver com a família, para além de um parque infantil.
Parque do Lago, São Torcato

Bem no centro de São Torcato, ao fundo da Basílica, há um parque onde as horas se podem estender entre apreciar o lago, fazer refeições, caminhar ou apenas descansar. E claro, também se pode deixar maravilhar pela Basílica de São Torcato.