ESPÍRITO DE NATAL JÁ CHEGOU A GUIMARÃES

Entramos no mês de dezembro e Guimarães já está preparado para viver da melhor forma a quadra natalícia.

NATAL

Entramos no mês de dezembro e Guimarães já está preparado para viver da melhor forma a quadra natalícia. Até final do ano são várias as atividades programadas, desde espetáculos de luz a música e teatro, passando também por eventos de cariz solidário. Para além do centro da cidade, outros locais do concelho vão também contar com programação especial e adequada à quadra.

 

 

É uma das épocas mais aguardas do ano e na qual se apela à partilha e à união. As luzes já colocadas pela cidade alertam os mais distraídos para o facto de que o Natal está mesmo já aí à porta e são várias as atividades programadas para animar a quadra natalícia.
Espétáculos de luz da árvore de natal, música, teatro, eventos de solidariedade, presépios e até comemorações da elevação de Guimarães a Património Mundial estão entre as iniciativas que vimaranenses e visitantes podem descobrir ao longo deste mês. O Mercado de Natal é outro dos grandes destaques, estando aberto desde o dia 01 de dezembro até ao dia 31.

Mercado de Natal

Com o intuito de transportar os visitantes para o universo natalício, a Câmara Municipal de Guimarães promoveu a organização de um Mercado de Natal. Com a concessão, de forma gratuita, dos stands para comercialização de produtos nas áreas do artesanato, têxteis, alimentação e bebidas, produtos infantis, comércio de livros e artigos de papelaria, decoração, entre outros, o município previu a ocupação dos espaços de forma rotativa ou complementar entre uma ou mais entidades. O Mercado de Natal vai animar a cidade até 31 de dezembro, localizado na Alameda de S. Dâmaso e vai estar aberto de segunda a sexta-feira das 15h00 às 20h00, ao sábado e domingo das 11h00 às 20h00 e, nas vésperas de Natal e Ano Novo, entre as 11h00 e as 15h00.

Música e teatro

A programação prevista para o Mercado de Natal conta com várias iniciativas ligadas às artes, entre elas a música e o teatro, e serão vários os grupos do concelho a marcar presença no espaço. A abertura, feita no sábado, dia 01, contou com a apresentação dos Funnytoches, com “A Magia dos Brinquedos” e com a música de câmara do Conservatório de Guimarães.
O grupo Jovidém, com “O toque da sorte”, a APCG com É Natal, o CETE, com “Luzes, Prendas, Ação..!!” e as Marionetas da Feira com “Dom Azevinho – Um herói de Natal”, “Um sonho de Natal” são os grupos de teatro que vão estar presentes, com mais do que uma apresentação, enquanto que na música vai atuar o Grupo Coral Infantil e Juvenil de Pevidém, Pedro Costa, a Orquestra de sopros do Conservatório de Guimarães, Luca Argel e Mathilda, com espetáculos únicos.

Presépios

Com grande tradição no concelho, o Presépio dos Arautos, que conta com som, luz e movimento, já pode ser visitado, de forma gratuita, em Santiago de Candoso. Esta é uma iniciativa evangelizadora que todos os anos atrai milhares de visitantes ao Colégio Arautos do Evangelho, devido à sua peculiar apresentação, que decorre durante uma viva narração da história do nascimento de Jesus. Também de acordo com o habitual, o Agrupamento de Escuteiros de Infantas apresenta um presépio movimentado com cerca de cem imagens.

Solidariedade

A organização de uma ceia de natal é um ritual que tem ultrapassado séculos. A tradição, ao contrário do que muitos vão dizendo, ainda é o que era e os pobres podem continuar a deslocar-se até ao albergue de São Crispim e São Crispiniano, na noite de 24 de dezembro, para o jantar de consoada. Este é, ainda hoje, um ritual relevante para a sociedade vimaranense e para a Irmandade e que se reflete num ato de generosidade para com os mais desfavorecidos.
Também no âmbito da ação social, e integrada no programa da “Cidade Natal”, vai decorrer no Multiusos, no dia 11 de dezembro, uma Festa de Natal, dedicada às Instituições Particulares de Solidariedade Social de terceira idade e a projetos sociais.

Comemorações do Património

Integrada na comemoração dos 17 anos da elevação do Centro Histórico a Património Cultural da Humanidade, a quarta edição da Corrida do Património vai realizar-se a 13 de dezembro, pelas 21h00. A iniciativa, que não tem características competitivas e está aberta à participação de todas as pessoas, conta com um itinerário de cerca de sete quilómetros de extensão, que percorrerá algumas ruas e vielas do centro da cidade, com passagem pelo interior de monumentos e espaços públicos, como é o caso da Câmara Municipal de Guimarães, Museu de Alberto Sampaio e Castelo. A partida e chegada terão lugar na Praça de S. Tiago e as inscrições estão limitadas a um máximo de 600 participantes.

Espetáculos

Para quem não dispensa um bom espetáculo, mesmo sendo “extra-natal”, Guimarães também tem oferta à medida. Mariza é já presença confirmada no Multiusos, no sábado, dia 15 de dezembro, mas os mais novos não foram esquecidos. O Panda e os Caricas vai ter sessão dupla também no Multiusos, no dia 30 de dezembro, às 15h00 e às 18h00.
Na área da dança será o Centro Cultural Vila Flor a estar em destaque, com o bailado “O Lago dos Cisnes”, considerado o mais espetacular dos bailados clássicos, repleto de romantismo e beleza. O evento, interpretado pela Russian Classic Ballet, está marcado para 07 de dezembro, pelas 21h30.

Extra Cidade

Não é apenas o centro da cidade que recebe o ambiente natalício e outros pontos do concelho vão “vestir-se” a rigor. A vila das Taipas volta a receber a “Vila Natal”, pelo segundo ano consecutivo. Entre 14 e 24 de dezembro, aos fins-de-semana, decorrerá um mercado de natal e animação de rua, com o tecido associativo e o comércio tradicional a unirem-se mais uma vez para assinalar esta época. Os visitantes vão encontrar produtos tradicionais e animação de rua, com teatro, música, dança, pinturas faciais, jogos tradicionais, hora do conto e fotografias com o pai natal e os figurantes natalícios.
Pevidém é outra das freguesias que não passa ao lado desta altura festiva e volta a organizar o “Pevidém Vila Encantada”.

Passagem de ano

O fecho da quadra natalícia e da época de festas não estaria completo sem uma celebração de passagem do ano. 2018 fica para trás e Guimarães prepara-se a rigor para a chegada de 2019, com animação em locais distintos da cidade. O Largo da Oliveira e a Praça de S. Tiago recebem o “The Amazing Mapping Colletion”, entre as 23h00 e as 24h00 e, já em 2019, a música electrónica toma conta do recinto até às 03h00. Na Plataforma das Artes, outros dos espaços contemplado, atuam os Galgo, pelas 23h00, os Throes and the Shine às 00h30 e os Xinobi pelas 01h30.
O dia de Ano Novo fica também marcado pelo concerto de Ano Novo pela Orquestra de Guimarães, agendado para as 17h00 no Grande Auditório do Centro Cultural Vila Flor.

PUBLICIDADE
Arcol

NOTÍCIAS RELACIONADAS