ESPÍRITO DE NATAL JÁ CHEGOU A GUIMARÃES

Entramos no mês de dezembro e Guimarães já está preparado para viver da melhor forma a quadra natalícia. Até final do ano são várias as atividades programadas, desde espetáculos de luz a música e teatro, passando também por eventos de cariz solidário. Para além do centro da cidade, outros locais do concelho vão também contar com programação especial e adequada à quadra.

 

 

É uma das épocas mais aguardas do ano e na qual se apela à partilha e à união. As luzes já colocadas pela cidade alertam os mais distraídos para o facto de que o Natal está mesmo já aí à porta e são várias as atividades programadas para animar a quadra natalícia.
Espétáculos de luz da árvore de natal, música, teatro, eventos de solidariedade, presépios e até comemorações da elevação de Guimarães a Património Mundial estão entre as iniciativas que vimaranenses e visitantes podem descobrir ao longo deste mês. O Mercado de Natal é outro dos grandes destaques, estando aberto desde o dia 01 de dezembro até ao dia 31.

Mercado de Natal

Com o intuito de transportar os visitantes para o universo natalício, a Câmara Municipal de Guimarães promoveu a organização de um Mercado de Natal. Com a concessão, de forma gratuita, dos stands para comercialização de produtos nas áreas do artesanato, têxteis, alimentação e bebidas, produtos infantis, comércio de livros e artigos de papelaria, decoração, entre outros, o município previu a ocupação dos espaços de forma rotativa ou complementar entre uma ou mais entidades. O Mercado de Natal vai animar a cidade até 31 de dezembro, localizado na Alameda de S. Dâmaso e vai estar aberto de segunda a sexta-feira das 15h00 às 20h00, ao sábado e domingo das 11h00 às 20h00 e, nas vésperas de Natal e Ano Novo, entre as 11h00 e as 15h00.

Música e teatro

A programação prevista para o Mercado de Natal conta com várias iniciativas ligadas às artes, entre elas a música e o teatro, e serão vários os grupos do concelho a marcar presença no espaço. A abertura, feita no sábado, dia 01, contou com a apresentação dos Funnytoches, com “A Magia dos Brinquedos” e com a música de câmara do Conservatório de Guimarães.
O grupo Jovidém, com “O toque da sorte”, a APCG com É Natal, o CETE, com “Luzes, Prendas, Ação..!!” e as Marionetas da Feira com “Dom Azevinho – Um herói de Natal”, “Um sonho de Natal” são os grupos de teatro que vão estar presentes, com mais do que uma apresentação, enquanto que na música vai atuar o Grupo Coral Infantil e Juvenil de Pevidém, Pedro Costa, a Orquestra de sopros do Conservatório de Guimarães, Luca Argel e Mathilda, com espetáculos únicos.

Presépios

Com grande tradição no concelho, o Presépio dos Arautos, que conta com som, luz e movimento, já pode ser visitado, de forma gratuita, em Santiago de Candoso. Esta é uma iniciativa evangelizadora que todos os anos atrai milhares de visitantes ao Colégio Arautos do Evangelho, devido à sua peculiar apresentação, que decorre durante uma viva narração da história do nascimento de Jesus. Também de acordo com o habitual, o Agrupamento de Escuteiros de Infantas apresenta um presépio movimentado com cerca de cem imagens.

Solidariedade

A organização de uma ceia de natal é um ritual que tem ultrapassado séculos. A tradição, ao contrário do que muitos vão dizendo, ainda é o que era e os pobres podem continuar a deslocar-se até ao albergue de São Crispim e São Crispiniano, na noite de 24 de dezembro, para o jantar de consoada. Este é, ainda hoje, um ritual relevante para a sociedade vimaranense e para a Irmandade e que se reflete num ato de generosidade para com os mais desfavorecidos.
Também no âmbito da ação social, e integrada no programa da “Cidade Natal”, vai decorrer no Multiusos, no dia 11 de dezembro, uma Festa de Natal, dedicada às Instituições Particulares de Solidariedade Social de terceira idade e a projetos sociais.

Comemorações do Património

Integrada na comemoração dos 17 anos da elevação do Centro Histórico a Património Cultural da Humanidade, a quarta edição da Corrida do Património vai realizar-se a 13 de dezembro, pelas 21h00. A iniciativa, que não tem características competitivas e está aberta à participação de todas as pessoas, conta com um itinerário de cerca de sete quilómetros de extensão, que percorrerá algumas ruas e vielas do centro da cidade, com passagem pelo interior de monumentos e espaços públicos, como é o caso da Câmara Municipal de Guimarães, Museu de Alberto Sampaio e Castelo. A partida e chegada terão lugar na Praça de S. Tiago e as inscrições estão limitadas a um máximo de 600 participantes.

Espetáculos

Para quem não dispensa um bom espetáculo, mesmo sendo “extra-natal”, Guimarães também tem oferta à medida. Mariza é já presença confirmada no Multiusos, no sábado, dia 15 de dezembro, mas os mais novos não foram esquecidos. O Panda e os Caricas vai ter sessão dupla também no Multiusos, no dia 30 de dezembro, às 15h00 e às 18h00.
Na área da dança será o Centro Cultural Vila Flor a estar em destaque, com o bailado “O Lago dos Cisnes”, considerado o mais espetacular dos bailados clássicos, repleto de romantismo e beleza. O evento, interpretado pela Russian Classic Ballet, está marcado para 07 de dezembro, pelas 21h30.

Extra Cidade

Não é apenas o centro da cidade que recebe o ambiente natalício e outros pontos do concelho vão “vestir-se” a rigor. A vila das Taipas volta a receber a “Vila Natal”, pelo segundo ano consecutivo. Entre 14 e 24 de dezembro, aos fins-de-semana, decorrerá um mercado de natal e animação de rua, com o tecido associativo e o comércio tradicional a unirem-se mais uma vez para assinalar esta época. Os visitantes vão encontrar produtos tradicionais e animação de rua, com teatro, música, dança, pinturas faciais, jogos tradicionais, hora do conto e fotografias com o pai natal e os figurantes natalícios.
Pevidém é outra das freguesias que não passa ao lado desta altura festiva e volta a organizar o “Pevidém Vila Encantada”.

Passagem de ano

O fecho da quadra natalícia e da época de festas não estaria completo sem uma celebração de passagem do ano. 2018 fica para trás e Guimarães prepara-se a rigor para a chegada de 2019, com animação em locais distintos da cidade. O Largo da Oliveira e a Praça de S. Tiago recebem o “The Amazing Mapping Colletion”, entre as 23h00 e as 24h00 e, já em 2019, a música electrónica toma conta do recinto até às 03h00. Na Plataforma das Artes, outros dos espaços contemplado, atuam os Galgo, pelas 23h00, os Throes and the Shine às 00h30 e os Xinobi pelas 01h30.
O dia de Ano Novo fica também marcado pelo concerto de Ano Novo pela Orquestra de Guimarães, agendado para as 17h00 no Grande Auditório do Centro Cultural Vila Flor.

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

©2018 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?