ESTA ESTAFETA É DA AMIZADE — MAS TAMBÉM DA SOLIDARIEDADE E DA UNIÃO
A quarta edição da Estafeta da Amizade pôs 800 atletas (amadores e profissionais) a correr em prol das CERCIS de Braga e de Guimarães. As duas cidades uniram-se através do desporto.
A quarta edição da Estafeta da Amizade pôs 800 atletas (amadores e profissionais) a correr em prol das CERCIS de Braga e de Guimarães. As duas cidades uniram-se através do desporto.
À chegada à Alameda Dr. Alfredo Pimenta, em Guimarães, o último esforço refletia-se na cara de quem, num último esforço, cortava a meta. Ainda assim, erguiam-se os testemunhos como se fossem troféus. Não é que ganhar a prova não fosse importante, mas concluí-la representou, para muitos, a maior das vitórias. Para além disso, correu-se por uma causa: ajudar as CERCIS de Guimarães e Braga. A quarta edição da Estafeta da Amizade decorreu na manhã deste domingo. Como sempre — e como o lema proclama — Guimarães e Braga uniram-se num só em prol da solidariedade.
Fernando e Teresa, de Guimarães, fizeram equipa com os dois filhos. “Ele está em Trandeiras, ele em Balazar. E nós fazemos a corrida toda”, disse Teresa, ainda antes do tiro de partida, no Estádio 1.º de Maio, em Braga. Esta foi a terceira vez que o casal participou e os filhos acompanharam os pais num dia que já começa a ser “tradição”. À chegada, num dia em que a chuva serviu de refresco, Fernando não tinha dúvidas: “Correr com chuva é porreiro!” E, para o casal, o resultado pouco importa. É que todas as verbas angariadas revertem, na totalidade, a favor das CERCIS.
As rivalidades são postas de lado: um bispo e Dom Afonso Henriques entendiam-se na perfeição. Quem se vestiu de bispo foi António Seabra, que, no ano passado, porque a prova partiu de Guimarães, encarnou a personagem do primeiro rei de Portugal. “E até já fiz a prova metade de bispo e depois de Afonso Henriques”, recordou. Para o portuense, “nos tempos que correm”, o desporto é o melhor remédio “para as pessoas se unirem e aproveitarem a vida”.
E o desporto traz mesmo qualidade de vida. Carlos Fernandes fez parte da equipa “Os Turbulentos”, que acabaram a prova no 6.º lugar. O bracarense apontou que, ainda que a equipa não tenha sido a vencedora, seria o conjunto com elementos mais velhos: “Eu tenho 53, há outro da mesma idade, o mais novo tem 46 e o mais velho 62.” Carlos Fernandes resumiu alguns dos cuidados que teve ao longo da semana para correr em pleno: “É preciso hidratar-se bem, beber muitos líquidos e evitar o álcool. No dia da corrida, ao contrário do que as pessoas pensam, é mesmo preciso aquecer bem. E, em dias de chuva, usar menos roupa, porque fica-se mais pesado e há mais desgaste.” Para aqueles que não participaram, o bracarense garante que “eles é que se arrependem” e que “com chuva até sabe melhor”.
Mas não é preciso ser-se atleta para competir na prova. Ricardo Costa, o vereador do desporto da Câmara Municipal de Guimarães, garantiu que a Estafeta da Amizade representou o único momento em 2019 em que fez “algum exercício”. “Não tive preparação nenhuma, é só o dia a dia de andar de um lado”, disse. O vereador apelou: “Acho que todos devemos participar porque a prova tem uma causa solidária, em prol de quem mais precisa. E unem-se duas cidades num território.”
A equipa vencedora da quarta Estafeta da Amizade foi a do SC Braga, validando, pela terceira vez, o título. Jéssica Fontes foi a primeira a cortar a meta. Cerca de 800 atletas participaram, distribuídos por 200 equipas, na corrida que une duas cidades através de um percurso de 20 quilómetros.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Outubro 12, 2024
A associação "Um Pensamento, Uma Palavra, Uma Atitude" organiza um concerto solidário este sábado, dia 12 de outubro, na Basílica de São Pedro, no Largo do Toural.
Outubro 12, 2024
O Relatório e Contas do Vitória deu a conhecer o exercício financeiro do clube, que terminou a temporada 2023/2024 com um resultado negativo de 14,7 milhões de euros.
Outubro 12, 2024
Cerca de seis mil escuteiros do distrito de Braga celebram a abertura oficial do ano escutista este sábado, dia 12 de outubro, no Pavilhão Multiusos de Guimarães.