Esta quinta-feira há conversa sobre “O ódio às mulheres e o medo do corpo e do desejo”

Até que ponto o medo, e mesmo o ódio, ao feminino, ao desejo e ao corpo foi erradicada ou continua entre nós, por exemplo através, em Portugal, da altíssima taxa de assassínios de mulheres pelos seus companheiros, como continua presente na sociedade ocidental e, mais ainda, como vencer esse ódio fora do ocidente dos sistemas demoliberais?

© Direitos Reservados

Será este o mote para a conversa pública que acontecerá esta quinta-feira, dia 08 de dezembro, pelas 21h30 na sede da ASMAV – Associação Artística Vimaranense. A entrada é livre.

Nesta “conversa pública” participarão Rosa Vasconcelos, provedora do estudante da Universidade do Minho, Rosalina Pinheiro, professora e diretora do agrupamento de escolas Francisco de Holanda, e Maria Machado, aluna e membro da equipa vencedora do primeiro Torneio de Retórica de Guimarães.

A iniciativa é o primeiro momento da edição deste ano do Festival de Canto Lírico de Guimarães, que decorre entre hoje, de 08, e domingo, 11 de dezembro.

O ponto alto do festival acontece no sábado (10) com a apresentação de “Carmen”, pelas 21h00, no CCFV. O espetáculo é produzido conjuntamente entre a ASMAV e a Companhia de Ópera de Setúbal, com direção e encenação de Jorge Salgueiro, e terá cerca de 60 coralistas e solistas em placo, mas também com um coro de 50 crianças. Com a duração de três horas, a obra contará também com o contributo da Orquesta do Norte, com direção do maestro Fernando Marinho.

A entrada tem o custo de 7,5 euros, com entrada livre para estudantes até à licenciatura, mediante apresentação de comprovativo.

Esta sexta-feira, 09 de dezembro, decorrerá um ensaio aberto deste espetáculo “Carmen”, com entrada livre, pelas 21h00.

A fechar esta edição do Festival de Canto Lírico acontecerá o recital coletivo de canto e piano “As Sete Mulheres do Minho”, na sede da ASMAV. O recital é inspirado nas mulheres do Minho, “as que amam, as que rezam, as que sofrem, as que lutam, as que se libertam, as que morrem, as que exultam”.

O Festival de Canto Lírico de Guimarães tem a organização da ASMAV – Associação Artística Vimaranense e conta com o apoio do Município de Guimarães.

©2023 MAIS GUIMARÃES - Super8

Publicidade

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?