ESTANDARTE DO REGIMENTO DE INFANTARIA 20 ESTÁ DE REGRESSO A GUIMARÃES

Protocolo para a cedência do Estandarte ao Arquivo Municipal Alfredo Pimenta celebrado entre a Câmara Municipal de Guimarães e o Exército.

 

 

 

“O Estandarte do Regimento de Infantaria 20 fica em boas mãos”. Foi desta forma que o Coronel Luís Albuquerque, diretor do Museu Militar de Lisboa, assinalou a sessão de protocolo para a cedência do Estandarte à Câmara Municipal de Guimarães, numa cerimónia que decorreu esta quinta-feira, 25 de outubro, no âmbito das comemorações do Dia do Exército.

O protocolo visa a cedência temporária do Estandarte do Regimento de Infantaria 20 (RI20) ao Arquivo Municipal Alfredo Pimenta por um período de cinco anos, renovável automaticamente por períodos anuais. A Câmara Municipal de Guimarães compromete-se a efetuar o restauro do estandarte no período de 18 meses.

A cerimónia, que decorreu no Paço dos Duques de Bragança, foi carregada de enorme simbolismo e marcou o regresso do Estandarte às origens, ao fim de várias dezenas de anos.

Em representação do Município, o Vereador Fernando Seara de Sá sublinhou que “esta é uma forma de homenagear o esforço dos soldados que fizeram parte do Regimento e combateram na I Guerra Mundial”, evocando ainda “soldados esses que foram reconhecidos pela sua honra, bravura e coragem”. Seara de Sá mencionou também o empenho de Carlos Sousa e a Casa da Memória, na pessoa de Catarina Pereira, permitindo a concretização do momento que assinalou, também, o Dia do Exército nesta quinta-feira.

O dia ficou ainda marcado pela inauguração da exposição do Museu Militar do Porto, onde está patente uma parte do acervo no Paço dos Duques até ao próximo domingo, assim como a apresentação do livro “Palácios do Exército”, da autoria de Augusto Moutinho Borges.

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

©2019 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?