EUCALIPTO GIGANTE DA PENHA É, AGORA, “ARVOREDO DE INTERESSE PÚBLICO”
Com a classificação, o ICNF aponta proibições e condições a diversas alterações no próprio arvoredo e na zona envolvente.
Com a classificação, o ICNF aponta proibições e condições a diversas alterações no próprio arvoredo e na zona envolvente.
O eucalipto gigante que se encontra no alto da montanha da Penha é, agora, “arvoredo de interesse público”. A classificação foi divulgada através de um despacho de 29 de janeiro, publicado em Diário da República, e resulta de um requerimento do Município de Guimarães.
Erguendo-se nos seus 39 metros de altura, “o exemplar isolado da espécie Eucalyptus globulus Labill” que ali se encontra “apresenta bom estado vegetativo e sanitário”, para além de não aparentar “sinais de pouca resistência estrutural ou risco sério para a segurança de pessoas e de bens e não se encontra sujeito ao cumprimento de medidas fitossanitárias que recomendem a sua eliminação ou destruição obrigatórias”, lê-se no mesmo despacho. Para além da altura, o eucalipto conta com 7,86 metros de perímetro na base, 7,05 de perímetro à altura do peito e 29 metros de diâmetro médio da copa — e isto torna-o num “exemplar singular e admirado, face à sua majestosidade, pelos visitantes da serra da Penha, cumprindo o parâmetro de apreciação monumentalidade”.
Assim, avisa o despacho emitido ICNF, estas caraterísticas revelam uma “necessidade de cuidadosa conservação e justificam o relevante interesse público da sua classificação, relativamente à qual não se verificam quaisquer causas legais impeditivas”. E é proibida “a remoção de terras ou outro tipo de escavações na zona geral de proteção”, de forma a evitarem-se intervenções prejudiciais à conservação do eucalipto, mas também o corte do tronco, ramos ou raízes. A zona de proteção, diz o despacho, é delimitada “por um raio de 50 metros medidos a partir da base do exemplar”.
O ICNF também precisa de autorizar qualquer “substituição ou introdução de novos elementos arbóreos ou arbustivos”, reparações e alterações de pavimentos, bem como de sistemas de drenagem de águas, irrigação ou de esgotos até 20 metros da base do eucalipto. A mesma distância e condições aplicam-se à “reparação e alteração de muros e muretes sempre que aumentem a sua dimensão, alterem a posição, envolvam a utilização de maquinaria, exijam a mobilização do solo ou impliquem obras subterrâneas” e à instalação e reparação de novos pontos de iluminação pública ou de linhas elétricas.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Outubro 3, 2024
O Grupo Parlamentar do BE, em pergunta dirigida à ministra Margarida Blasco diz que “a realização de manifestações de organizações neonazis e fascistas é cada vez mais frequente, apesar de constituírem uma violação flagrante da Constituição e uma forma de crime de ódio”.
Outubro 3, 2024
Nesta sexta-feira, dia 04 de outubro, Guimarães assinala o Dia do Animal com a inauguração de um novo abrigo para colónias de gatos de rua no Largo dos Laranjais. O evento pretende sensibilizar para a importância do cuidado com os animais.
Outubro 3, 2024
Bruno Varela e Telmo Arcanjo, jogadores do Vitória Sport Clube, foram convocados para representar a seleção de Cabo Verde na próxima paragem para compromissos das seleções. Os atletas vitorianos vão estar ao serviço dos tubarões azuis para os compromissos frente ao Botsuana nos próximos dias 10 e 15 de outubro.