Exportações do têxtil e vestuário em Portugal dão sinais de esperança no mês de outubro

Em outubro, Portugal exportou 482 milhões de euros e cerca de 38 mil toneladas de têxteis e vestuário, o que representa uma queda de 2,1% em valor mas um crescimento de 0,6% em quantidade.

© João Bastos

Numa análise aos números do mesmo mês, a Associação Têxtil e Vestuário de Portugal (ATP) dá conta que os têxteis lar e outros artigos têxteis confecionados registaram um aumento de 9% em valor e 6% em quantidade.

Em comunicado, a ATP destaca os “bons resultados também para as pastas, feltros, falsos tecidos e artigos de cordoaria (+9% em valor, +11% em quantidade), assim como para os tapetes e outros revestimentos têxteis (+29% em valor, +26% em quantidade) e para os tecidos especiais, tufados, rendas, passamanarias e bordados (+26% em valor e em quantidade).”

Segundo a mesma análise, os Estados Unidos da América “alavancaram os resultados das exportações do setor têxtil e vestuário”. O país norte americano esteve em destaque durante o mês de outubro com um aumento de quatro milhões de euros, o que se traduz num crescimento de 11%. No total, Portugal exportou para os Estados Unidos 41,3 milhões de euros.

Inversamente, Espanha registou a maior quebra em termos absolutos (menos seis milhões de euros), tendo sido o destino para 116 milhões de euros de têxteis e vestuário.

Em termos acumulados, desde o início deste ano até ao final de outubro, as exportações de têxteis e vestuário somaram 4.895 milhões de euros, uma quebra de 5% face ao mesmo período de 2022.

PUBLICIDADE

Arcol

Partilhar

PUBLICIDADE

Ribeiro & Ribeiro
Instagram

JORNAL

Tem alguma ideia ou projeto?

Websites - Lojas Online - Marketing Digital - Gestão de Redes Sociais

MAIS EM GUIMARÃES