Exportações nacionais de têxteis e vestuário em queda
Em termos acumulados, até julho, Portugal exportou 3.554 milhões de euros, sendo -5% em termos homólogos, e 295 mil toneladas, -12,5% de têxteis e vestuário.
Os dados, relativos ao mês de julho deste ano, não são animadores para o setor e apontam uma quebra de 17% no valor das exportações. No entanto, a ATP – Associação Têxtil e Vestuário de Portugal, no seu relatório, salvaguarda que estes resultados estão “em linha com os resultados do comércio mundial de têxteis e vestuário.”
Alinhadas com os resultados do comércio mundial de têxteis e vestuário, as exportações portuguesas destes artigos, têxteis e vestuário, em julho de 2023, caíram 17% em valor, com um valor exportado de 507 milhões de euros, e quase 20% em quantidade, para 37,7 mil toneladas exportadas.
Esta quebra regista-se, segundo dados disponibilizados pela ATP, sobretudo devido à quebra sentida no vestuário em malha, -20% em valor e -24% em quantidade, e nos têxteis-lar e outros têxteis confecionados, com -25% em valor e – 21% em quantidade.
Os dados demonstram também que, entre os destinos que mais caíram encontram-se os principais destinos das exportações nacionais: Espanha, EUA, Itália, França, Alemanha, Reino Unido.
Em termos acumulados, até julho, Portugal exportou 3.554 milhões de euros, sendo -5% em termos homólogos, e 295 mil toneladas, -12,5% de têxteis e vestuário. Estes resultados estão em linha com o que se passa no comércio internacional de têxteis de vestuário.
Por exemplo, nos primeiros seis meses do ano, a União Europeia importou -11% em valor e -15% em quantidade de têxteis e vestuário, considerando as importações extracomunitárias, reflete também o relatório de julho da Associação Têxtil e Vestuário de Portugal.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Setembro 19, 2024
Na antecâmara das comemorações do 102.º aniversário, o Vitória Sport Clube quer vestir a cidade de preto e branco e espalhar o símbolo do clube pelas varandas de Guimarães. Para isso, está a levar a cabo uma campanha que se estende pelo concelho.
Setembro 19, 2024
Helena Machado, investigadora vimaranense, ganha financiamento de 2.4 milhões de euros para desenvolver investigação os próximos cinco anos.
Setembro 19, 2024
A AVE - Associação Vimaranense para a Ecologia - vai fazer a apresentação pública do Relatório do Estado da Mobilidade Urbana em Guimarães, no próximo sábado, 21 de setembro, pelas 18h00, na sede da União de Freguesias da Cidade, situada no Centro Comercial S. Francisco.