Exposição: 120 anos do nascimento de Emídio Guerreiro

A exposição “dá uma perspetiva de uma vida aventurosa de luta pela liberdade, sem nunca desistir”, disse Francisco Teixeira, da ASMAV.

Exposiçao120anos_barra

Inaugurou na passada segunda-feira, 17, na Escola sede do Agrupamento Francisco de Holanda, a exposição da Associação Artística Vimaranense dedicada aos 120 anos do nascimento de Emídio Guerreiro. A exposição é constituída por 11 painéis de grande dimensão, profusamente ilustrados.

© Direitos Reservados

Depois da sua apresentação no Aljube, em Lisboa, a exposição que descreve a vida de Emídio Guerreiro, desde o seu nascimento em Guimarães, passando pela revolta de 1927, contra o regime de Carmona, a sua prisão e fuga do Aljube, a luta na Guerra Civil Espanhola, contra Franco, a luta no maqui, em França, contra Hitler, a luta contra Salazar, em França, a passagem pela LUAR e pelo PPD, já depois do 25 de abril de 1974, e “dá uma perspetiva de uma vida aventurosa de luta pela liberdade, sem nunca desistir”, disse Francisco Teixeira, da ASMAV.

© Direitos Reservados

A abertura da exposição contou com as presenças de Rosalina Pinheiro, diretora do Agrupamento de Escolas Francisco de Holanda, Eva Machado, presidente da ASMAV, Adelina Pinto, vereadora da Educação do Município, e do Diretor Geral dos Estabelecimentos Escolares, João Gonçalves. Decorreu uma visita à exposição, para alunos e professores, orientada por José Machado, da Associação Artística Vimaranense.

Do Agrupamento Francisco de Holanda, a exposição “circulará para outras escolas e agrupamentos do concelho e do resto do país”, adiantou a organização.

PUBLICIDADE

Arcol

Partilhar

PUBLICIDADE

Ribeiro & Ribeiro
Instagram

JORNAL

Tem alguma ideia ou projeto?

Websites - Lojas Online - Marketing Digital - Gestão de Redes Sociais

MAIS EM GUIMARÃES