Fado dançado da dupla Jonas&Lander para ver no Centro Cultural Vila Flor a 18 de junho

A dupla de coreógrafos Jonas&Lander não é desconhecida do público vimaranense. Nos últimos anos, já apresentaram várias criações no Centro Cultural Vila Flor.

@JOSE CALDEIRA _ DDD

O seu último trabalho em conjunto, “Bate Fado” – estreado no ano passado – foi aplaudido pelo público e considerado um dos melhores espetáculos de 2021 pela crítica especializada. Agora, é a vez de Guimarães receber finalmente o espetáculo, que promete não deixar ninguém indiferente na noite de 18 de junho, no Grande Auditório do Centro Cultural Vila Flor.

“Bate Fado” é um espetáculo híbrido entre a dança e o Fado, que junta em palco 9 performers: 4 bailarinos (Catarina Campos, Lander Patrick, Lewis Seivwright e Melissa Sousa), 4 músicos (Yami Aloelela, no baixo, Tiago Valentim, na viola, Acácio Barbosa e António Duarte Martins, nas guitarras portuguesas) e um fadista-bailarino (Jonas, que recentemente lançou o disco de estreia “São Jorge”). 

À semelhança da maioria das correntes musicais urbanas, tais como o Samba ou o Flamenco, também o Fado teve danças próprias. Em Lisboa, a dança que teve maior expressão foi o Fado Batido, uma dança baseada num sapateado energético e virtuoso. No espetáculo “Bate Fado”, Jonas&Lander propõem-se a reinterpretar e a recuperar o ato de se bater (sapatear) o Fado, onde a dança emana a qualidade de instrumento de percussão em diálogo com a voz e as guitarras. “Bate Fado” revela-se assim como o primeiro passo para o resgate da dança que o Fado perdeu. 

©2022 MAIS GUIMARÃES - Super8

Publicidade

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?