Fazeres de Amor é a exposição inaugural do MICA
Novo programa de Mudança e Intervenção Criativa em Artesanato (MICA) arranca com abertura desta exposição agendada para quarta-feira, 8 de dezembro, às 17h00.
O próximo dia 8 de dezembro é marcado pela abertura da nova exposição Fazeres de Amor na Loja Oficina, situada em pleno centro histórico de Guimarães, dando início ao novo programa de Mudança e Intervenção Criativa em Artesanato (MICA). Fruto do trabalho de Cristina Vilarinho e Alberto Azevedo, caras e criadores do Projeto A2, esta exposição dedica-se à Cantarinha dos Namorados e é o reflexo da vontade de ambos de “preservarem as artes e ofícios tradicionais vimaranenses”, incorporando técnicas e modos de fazer ancestrais dentro de um pensamento interdisciplinar, reinventando e redesenhando objetos que contribuam para a perpetuação do valioso património cultural de Guimarães.
Com o ativar do programa MICA, a Loja Oficina passa também a ser um espaço que convida artesãos, artistas e designers a desenvolverem um programa de mudança e intervenção criativa no artesanato local, sob a forma de ateliê expositivo, um ponto de encontro de criativos em torno do saber-fazer e das técnicas de execução das artes tradicionais vimaranenses, dando lugar à inovação e pensamento do artesanato na atualidade.
A exposição a inaugurar brevemente neste espaço tem por detrás os nomes de Cristina Vilarinho e Alberto Azevedo, que aqui se focam na Cantarinha dos Namorados de Guimarães, objeto que encerra em si histórias de amor que pretendem perpetuar no tempo. Através desta exposição, a dupla de criadores deseja “trazer a riqueza intrínseca, simbólica e material desta peça para o exterior. Valorizá-la ao criar ligações entre velhos saberes e novos fazeres, celebrar o património cultural, o saber-fazer, a vida”.
Os criadores responsáveis por esta nova exposição estão intimamente associados ao Projeto A2, um ateliê de fazedores inquietos, partilhado por artistas, artífices, designers. Tudo aquilo que desenvolvem tem forte relação com o tradicional como base de trabalho, mas não para fazer igual. Entre outros projetos, os dois ceramistas do Projeto A2 estiveram ligados ao Conta-me, um projeto com o objetivo de preservar, de forma inovadora, a memória da Cantarinha dos Namorados. Esta nova exposição da sua autoria, Fazeres de Amor, ficará patente na Loja Oficina até 26 de março de 2022.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Setembro 19, 2024
Na antecâmara das comemorações do 102.º aniversário, o Vitória Sport Clube quer vestir a cidade de preto e branco e espalhar o símbolo do clube pelas varandas de Guimarães. Para isso, está a levar a cabo uma campanha que se estende pelo concelho.
Setembro 19, 2024
Helena Machado, investigadora vimaranense, ganha financiamento de 2.4 milhões de euros para desenvolver investigação os próximos cinco anos.
Setembro 19, 2024
A AVE - Associação Vimaranense para a Ecologia - vai fazer a apresentação pública do Relatório do Estado da Mobilidade Urbana em Guimarães, no próximo sábado, 21 de setembro, pelas 18h00, na sede da União de Freguesias da Cidade, situada no Centro Comercial S. Francisco.