Fazeres de Amor é a exposição inaugural do MICA

Novo programa de Mudança e Intervenção Criativa em Artesanato (MICA) arranca com abertura desta exposição agendada para quarta-feira, 8 de dezembro, às 17h00.

[0]LO_Fazeres-de-Amor_Cristina-Vilarinho-e-Alberto-Azevedo_Projeto-A2-barra

O próximo dia 8 de dezembro é marcado pela abertura da nova exposição Fazeres de Amor na Loja Oficina, situada em pleno centro histórico de Guimarães, dando início ao novo programa de Mudança e Intervenção Criativa em Artesanato (MICA). Fruto do trabalho de Cristina Vilarinho e Alberto Azevedo, caras e criadores do Projeto A2, esta exposição dedica-se à Cantarinha dos Namorados e é o reflexo da vontade de ambos de “preservarem as artes e ofícios tradicionais vimaranenses”, incorporando técnicas e modos de fazer ancestrais dentro de um pensamento interdisciplinar, reinventando e redesenhando objetos que contribuam para a perpetuação do valioso património cultural de Guimarães.

Com o ativar do programa MICA, a Loja Oficina passa também a ser um espaço que convida artesãos, artistas e designers a desenvolverem um programa de mudança e intervenção criativa no artesanato local, sob a forma de ateliê expositivo, um ponto de encontro de criativos em torno do saber-fazer e das técnicas de execução das artes tradicionais vimaranenses, dando lugar à inovação e pensamento do artesanato na atualidade.  

A exposição a inaugurar brevemente neste espaço tem por detrás os nomes de Cristina Vilarinho e Alberto Azevedo, que aqui se focam na Cantarinha dos Namorados de Guimarães, objeto que encerra em si histórias de amor que pretendem perpetuar no tempo. Através desta exposição, a dupla de criadores deseja “trazer a riqueza intrínseca, simbólica e material desta peça para o exterior. Valorizá-la ao criar ligações entre velhos saberes e novos fazeres, celebrar o património cultural, o saber-fazer, a vida”.

Os criadores responsáveis por esta nova exposição estão intimamente associados ao Projeto A2, um ateliê de fazedores inquietos, partilhado por artistas, artífices, designers. Tudo aquilo que desenvolvem tem forte relação com o tradicional como base de trabalho, mas não para fazer igual. Entre outros projetos, os dois ceramistas do Projeto A2 estiveram ligados ao Conta-me, um projeto com o objetivo de preservar, de forma inovadora, a memória da Cantarinha dos Namorados. Esta nova exposição da sua autoria, Fazeres de Amor, ficará patente na Loja Oficina até 26 de março de 2022.

PUBLICIDADE

Arcol

Partilhar

PUBLICIDADE

Ribeiro & Ribeiro
Instagram

JORNAL

Tem alguma ideia ou projeto?

Websites - Lojas Online - Marketing Digital - Gestão de Redes Sociais

MAIS EM GUIMARÃES