FERMENTÕES MAIS ECOLÓGICO

Por Manuel Mendes

Presidente da Junta de Freguesia de Fermentões

No âmbito do Prémio Capital Verde Europeia, criado para reconhecer e atribuir mérito às cidades que apresentem um registo consistente de procura dos mais elevados padrões ambientais, foi criada a Brigada Verde Fermentões. Esta nasceu no âmbito deste projeto e da vontade da Junta de Freguesia de Fermentões, em cooperação com diversas entidades formais e não formais da freguesia para estimular e reconhecer as boas práticas ambientais. A designação de Brigada Verde surgiu numa atividade conjunta com as entidades da freguesia realizada no Parque de Lazer de Roldes, que consistiu na limpeza das margens do Rio Selho.

A apresentação foi oficializada em 30 de outubro de 2015 e contou com a presença do Exmo. Sr. Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Domingos Bragança, Sr. Administrador da Vimágua, Dr. Armindo Costa e Silva e diversos órgãos de comunicação social.

As áreas ambientais a ter em conta são: Alterações climáticas: mitigação e adaptação;
Transporte local; Áreas urbanas verdes incorporando uso sustentável do solo; Natureza e biodiversidade; Qualidade do ar ambiente; Qualidade do ambiente acústico; Produção e gestão de resíduos sólidos; Gestão da água; Tratamento de águas residuais; Eco inovação e emprego sustentável; Desempenho energético e Gestão ambiental integrada. Com base nestas áreas, os diversos representantes das Entidades da Freguesia reuniram-se e traçaram objetivos no sentido de, em colaboração com os habitantes de Fermentões reunir esforços para adotar políticas e estratégias que melhorem os padrões ambientais e que promovam um desenvolvimento sustentável para o futuro.

Desde a sua criação têm vindo a realizar-se diversas atividades, nomeadamente arruadas de sensibilização, limpeza de ruas, limpeza no rio Selho, plantação de flores nas bermas das ruas da freguesia, nos jardins existentes, criação de um jardim comestível, onde foram plantadas erva-cidreira, funcho, camomila, salsa, hortelã, etc. para que os residentes possam colher e utilizar na confeção dos alimentos. Conseguiram-se parcerias com as Eb1, onde foram criadas hortas pedagógicas, jardins sensoriais e comestíveis, onde o pessoal docente, não docente e alunos ajudaram na criação e preservação destes espaços.

Aproveito para agradecer à Vimágua, na pessoa do administrador, Dr. Armindo Costa e Silva, o excelente trabalho que efetuou na nossa freguesia, eliminando muitos focos de saneamento que outrora desaguavam no rio. Do mesmo modo, um agradecimento à Câmara Municipal de Guimarães na pessoa do seu presidente, que nos forneceu toda a logística necessária para as atividades.

Na sequência destas iniciativas, Fermentões concorreu ao galardão “Eco-Freguesias XXI 2017-2018”, pelas boas práticas ambientais, tendo atingido um honroso 6º lugar a nível nacional e o 1º lugar a nível concelhio. Este ano estamos a trabalhar no mesmo sentido, tendo já inscrito a freguesia na 2º edição deste projeto.

É nosso objetivo no futuro implementar novas estratégias, nomeadamente de consciencializar a população com os nossos exemplos de boas práticas, para que se envolva também neste projeto. Sabemos que mudar este paradigma no que respeita às atitudes e comportamentos das pessoas é um trabalho de sensibilização, consciencialização, mas com a nossa determinação iremos transformar Fermentões num local mais atraente e saudável – mais «próprio para viver» e ecologicamente sustentável.

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

©2018 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?