Realiza-se, nos próximos dias 6 e 7 de maio, a Festa das Cruzes, na paróquia de Santa Cristina de Serzedelo, no arciprestado de Guimarães e Vizela.

O dia de sábado é vivido nas casas das 16 famílias que acolhem as 16 cruzes e as suas mordomas que, através do trabalho exímio pétala a pétala, asseiam as cruzes de madeira transformando-as em verdadeira obras de arte viva.
No dia de domingo, ainda de madrugada, a população sai à rua com afinco para elaborar os extensos tapetes de flores e serrim pintado, numa extensão de vários quilómetros, para a Procissão do Senhor aos doentes que sai da igreja no final da eucaristia das 08h00. Esta procissão tem a participação da Fanfarra do Agrupamento 84 do CNE e da Banda de Música.
Da parte de tarde, com início marcado às 15h00, celebra-se a Via Lucis.
A organização quer manter esta tradição secular e aproveita ainda para divulgar o livro e a exposição “As Cruzes Floridas da Missão”, da autoria de Sara Lafuente, arquiteta, e Ricardo Cardoso, professor, com a coordenação de Isabel Maria Fernandes, diretora do Museu Alberto Sampaio e do Paço dos Duques de Bragança.