Festa de São Pedro da Irmandade do Príncipe dos Apóstolos começa amanhã

De 27 a 30 de junho, a Irmandade do Príncipe dos Apóstolos São Pedro, sediada na Basílica de São Pedro, no Largo do Toural em Guimarães, organizará a Festa de São Pedro. O evento contará com uma programação diversificada, incluindo uma conferência, um concerto de música sacra, visitas guiadas à Basílica, uma apresentação do grupo "Jograis do Paço", um workshop e celebrações litúrgicas.

© Direitos Reservados

O Padre José Silvino, Juiz da Irmandade e Capelão da Basílica de São Pedro, começa por afirmar que “procuramos assinalar São Pedro com um programa de atividades diversificado e aberto a toda a comunidade, num espírito de Igreja acolhedora e inclusiva, sinodal e samaritana”.

As festividades começam esta quinta-feira, dia 27 de junho, às 21h00, na Sociedade Martins Sarmento, com uma conferência denominada de “Arte da Superação: Eu sou aquele que sou!”. Nesta sessão será abordada a importância do fator espiritual e familiar na superação individual e inspiração criativa na arte e no desporto e terá como participantes algumas figuras conhecidas do público, como é o exemplo do ex-futebolista, Henrique Sereno, do ainda futebolista Steven Vitória e da cantora Maria João Soares, que também fará uma atuação especial. A moderação fica a cargo de Tiago Oliveira da Casa do Pessoal da ULS Alto Ave. Haverá também animação musical dos músicos ucranianos Oleksandra Stepanska e Andriy Stepanskyy.

Na sexta-feira, dia 28 de junho, das 9h00 às 10h00, haverá um momento de adoração e reconciliação, seguido da celebração da eucaristia e um workshop sobre “A beleza com fé” com a participação de Isabel Caneja Amorim. Às 21h30, na Basílica de São Pedro, acontecerá o concerto de música sacra “Tu és Pedro” com o grupo Ensemble Cant’Arte.

No dia 29 de junho, sábado, às 10h00, está programada uma eucaristia solene presidida pelo Cónego José Paulo Abreu, Deão da Sé Primacial, com a participação do Orfeão de Guimarães. Às 15h00, será apresentado o projeto “Hereditas” e a Basílica de São Pedro estará aberta para visitas e para a atuação do grupo “Jograis do Paço”.

As festividades encerram no dia 30 de junho, domingo, às 11h00, com o cortejo litúrgico “Faz-te ao Largo”, seguido da Eucaristia Votiva do Padroeiro.

A Irmandade do Príncipe dos Apóstolos São Pedro têm e curso diversos projetos, priorizando a reabilitação da torre, a iluminação exterior da Basílica, a substituição do sistema elétrico, a melhoria do sistema sonoro, a preservação de madeiras, a resolução de problemas de humidade e o restauro dos altares, entre outros.

O Padre José Silvino destaca ainda a necessidade de intervenções nos telhados, especialmente na nave central, e na iluminação exterior da Basílica, que não condiz com a importância do local, classificado como Património Mundial pela Unesco.

PUBLICIDADE

Arcol

Partilhar

PUBLICIDADE

Ribeiro & Ribeiro
Instagram

JORNAL

Tem alguma ideia ou projeto?

Websites - Lojas Online - Marketing Digital - Gestão de Redes Sociais

MAIS EM GUIMARÃES