A sétima edição do evento de guitarra clássica arranca esta segunda-feira, dia 5 de julho com intérprete espanhola Margarita Escarpa . O programa prolonga-se até dezembro, com concertos, mas também masterclasses, concurso e conferências e decorre, pela primeira vez, online.
Com esta mudança para o digital o festival promete chegar a mais pessoas, de diferentes nacionalidades e torna possível a participação de músicos que normalmente não teriam possibilidades financeiras para vir a Guimarães.
O concerto de Margarita Escarpa está agendado para as 19h00, com transmissão via streaming, na plataforma oficial do festival. O concerto foi gravado no Paço dos Duques de Bragança.
O francês Louison Petit vencedor do 6.º Concurso Internacional de Guitarra “Cidade de Guimarães” na categoria F (sénior) dará o segundo concerto, na terça-feira, dia 6 de julho, às 19h00.
Regressa a Guimarães Dejan Ivanovich, solista nascido na Bósnia e Herzegovin, que já venceu o concurso do Certamen Internacional Francisco Tárrega, em Benicasim (Espanha).
Há ainda vários nomes internacionais emergentes como Cheng Shi (China), François-Xavier Dangremont (França), Kevin Loh (Singapura) e Alvaro Miranda (Costa Rica).
Também há nomes lusos em emergência: Tiago Cassola e Eduardo Baltar Soares, que vão atuar em dueto, com uma guitarra clássica e uma guitarra portuguesa, homenageando a música de Carlos Paredes, a 25 de julho.
Realce ainda para o concerto da Orquestra Portuguesa de Guitarras e Bandolins, denominado Músicas do Mundo – A viagem de circum-navegação, a 10 de julho. Esta Orquestra, sediada em Rio Tinto, já encheu a Casa da Música.