“É um amor que já nasce com a pessoa. Um bichinho que nós temos e que vamos sempre aperfeiçoando”. É desta forma que Filipe Leite descreve a sua arte, a de dar casa a cada presépio que passa pelas suas mãos.

Apesar de sempre ter tido um gosto especial pelos trabalhos manuais – já nos tempos de escola -, foi há precisamente 12 anos que transformou a sua garagem numa oficina dedicada ao artesanato. Desde então que lhe dedica os seus fins de semana e os seus fins de tarde.
“A minha família gosta muito, mas não sabe como é que eu tenho paciência para tanta coisa. É um trabalho muito demorado. É o meu refúgio. É bom para aliviar o stress e para a nossa autoestima”, revelou Filipe Leite.
A viver em Ponte, o vimaranense, de 48 anos, que tem a sua atividade profissional principal no setor têxtil, confessa que o Natal sempre teve, para si, “um significado muito grande”.


“Desde muito novo que sempre gostei de fazer presépios, era uma coisa que eu dava muito valor e ainda hoje dou”, revelou à Mais Guimarães, enquanto se preparava para trabalhar mais uma peça.
Depois de chegadas à sua oficina as figuras da sagrada família, que adquire em diferentes locais, é tempo de dar asas à imaginação através do gesso e da madeira. A Arte Leite tem ainda uma parceria com Maria Fernanda Braga. São presépios com preços mais elevados, produzidos em barro, um material que descreve como “bastante mais delicado”, e que lhe levam mais tempo a concretizar.
Em média, vende uma média de 25 presépios por ano. Este ano, já produziu 24. A sua grande maioria já tem destino definido, mas ainda prevê ter de criar mais alguns.

De todos aqueles que já fez, há um que ocupa um lugar especial no seu coração. Foi feito para a sua própria casa, com contributos da sua esposa e da sua filha e representa os valores da família e união que tanto preza.
Mas nem só de presépios se compõe a carreira de Filipe Leite. Além das lembranças para diferentes ocasiões, tais como Dia do Pai, Páscoa ou Dia dos Namorados, o artesão também faz maquetes de edifícios na dimensão pretendida pelo cliente. Recentemente dedicou largas horas à replica da Igreja de Ponte e do Centro de Dia de Briteiros S. Salvador.

