Finalistas da Licenciatura em Artes Visuais expõem no CAAA
Exposição patente até 30 de julho.
Os finalistas da licenciatura em Artes Visuais da Universidade do Minho vão inaugurar, no Centro para os Assuntos da Arte e da Arquitetura (CAAA), no dia 22 de junho, pelas 18h00, uma exposição, “Ficcionar o Real: O Quotidiano Mágico”.
“Espero que vivas em tempos interessantes é uma expressão popular derivada de uma maldição tradicional chinesa. Embora pareça uma benção, a expressão traz consigo um quê de ironia”. É este o mote para a exposição dos alunos finalistas de Artes Visuais.
“Que tempos são estes que vivemos?”, questionam respondendo que “são tempos em que o real pode ser ficcionado e o quotidiano se tornar um lugar mágico”. Esta magia é aparentada da magia do realismo mágico, um modo narrativo usado principalmente na literatura sul-americana que permite à escritora desestabilizar suposições, definições que sustentam uma suposta realidade, pondo a nú contradições e construções socioculturais. No realismo mágico, magia refere-se ao mistério da vida, mas também a qualquer ocorrência e particularmente a qualquer coisa espiritual ou inexplicável pela ciência racional.
“Trazendo a magia para o quotidiano, ficciona-se o real”, explicam em comunicado. E acrescentam: “o lugar da ficção esteve sempre relacionado à poesia, à narrativa literária e ao seu descompromisso com a realidade. Em oposição à ficção estava a história, o lugar da verdade, dos fatos, concebida como sucessão empírica dos acontecimentos”.
Nesta exposição, Albjon Lushi, Ana Leandro, André de Abreu, Diana Costa, Eleonor Cadete, Helena Figueiredo, Hugo Sousa, Inês Varandas, Joana de Carvalho, Liliana Martins de Miranda, MANIA, Mónica Lucas, Rita Peixoto, Sofia Morim, Tamy Harada e Vera Vieira, apresentam modos de olhar e viver os nossos tempos interessantes ficcionando o real e trazendo magia para o quotidiano.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Dezembro 3, 2024
Neste natal conduza um modelo líder no concessionário BYD M & Costas em Creixomil - Guimarães.
Dezembro 3, 2024
A Escola de Dança Flávia Portes sagrou-se campeã mundial no All Dance World 2024, uma das mais importantes competições de dança do mundo.
Dezembro 3, 2024
Todos os deputados do PS na Assembleia da República serão subscritores de um voto de congratulação à cidade de Guimarães pela conquista do título de Capital Verde Europeia 2026, informação avançada pelo deputado vimaranense Ricardo Costa.