CarClasse
CarClasse
Francisco Dias Pereira: “a intervenção solidária é uma obrigação de cidadania”

Novo presidente do Lions Clube de Guimarães, desde julho, falou ao Mais Guimarães sobre os desafios da pandemia e o futuro.

francisco-dias-pereira-lions-barra_fb

Novo presidente do Lions Clube de Guimarães, desde julho, falou ao Mais Guimarães sobre os desafios da pandemia e o futuro. Com mais de 50 anos, e fortemente inserido na comunidade vimaranense, o clube pretende que este “seja um ano a servir os mais carenciados”.

© Cláudia Crespo/Mais Guimarães

Quais são as expectativas para este ano lionístico?

Será um ano focado essencialmente para ajudar as famílias mais carenciadas do concelho de Guimarães. Como sabem, a pandemia provocou um aumento exponencial da pobreza em Portugal e o concelho de Guimarães não é exceção.

Estamos atentos a esta nova realidade e tentaremos chegar ao maior número possível de famílias que necessitem de ajuda. Para o efeito, já obtivemos do Senhor D. Jorge Ortiga, Arcebispo Primaz, a disponibilidade para, através dos párocos das várias freguesias de Guimarães, nos permitirem chegar às situações de maior carência. Esta ajuda será evidentemente prestada por outras entidades para que possamos chegar ao maior número possível de situações de efetiva necessidade. A expectativa para este ano lionístico é a de que seja um ano a servir os mais carenciados.

Que atividades desenvolve o clube e quais estão já programadas para este ano?

O Lions Clube de Guimarães assinala anualmente, com diversas atividades, entre outros, o dia mundial da visão, do ambiente, da asma, da língua portuguesa, o dia internacional da criança com cancro e a semana da diabetes. Todos os anos realiza o peditório a favor da Liga Portuguesa Contra o Cancro, no âmbito do qual angariou já verbas superiores a 1,5 milhões de euros, dos quais 20% foram entregues ao Lions Clube de Guimarães que utilizou no apoio ao serviço de oncologia do Hospital de Guimarães. Anualmente promove a igualdade de oportunidades no sucesso escolar, atribuindo apoios a famílias carenciadas para comparticipação nos encargos com a frequência de curso superior a alunos naturais ou residentes há mais de cinco anos no concelho de Guimarães. Efetuou, no ano passado, a recolha e a distribuição de livros pelas crianças mais desfavorecidas. Organizou ainda, com grande êxito, o concurso da escritura para alunos do ensino básico e secundário do concelho de Guimarães. Organiza habitualmente palestras acerca dos mais variados temas de manifesto interesse, sendo que as últimas foram organizadas através das plataformas digitais pelas razões conhecidas. Destacam-se, a título de exemplo, as palestras acerca da inteligência artificial, acerca do cancro infantil ou da diabetes. Tais iniciativas terão lugar este ano, fazendo votos que as palestras que venham a ser organizadas sejam presenciais.

Para este ano está já programada a campanha do cabaz de Natal para ajudar as famílias carenciadas do concelho de Guimarães. Tentaremos realizar no segundo semestre do ano outras iniciativas para apoio ao cancro infantil, cuja concretização ainda está dependente da evolução da situação da pandemia.

De que forma a pandemia da covid-19 afetou a atividade do Lions Clube de Guimarães?

Quase não se fez sentir a pandemia em termos da atividade do Lions Clube de Guimarães. O mérito terá de ser dado ao então presidente do clube, Dr. César Teixeira, que soube dirigir o Lions Clube de Guimarães com dinamismo, capacidade e organização, levando a cabo todas as atividades habitualmente executadas pelo clube e promovendo a realização de novas atividades com grande sucesso. Apenas temos a lamentar a não realização das assembleias presenciais que tanto prezamos no clube, pois somos um clube de companheirismo.

Que importância tem o clube na comunidade?

O Lions Clube de Guimarães está fortemente inserido na comunidade vimaranense. É que foram mais de 51 anos de serviços prestados às famílias, às crianças, aos pobres, aos idosos, aos abandonados. É por todos conhecido que o Lions Clube de Guimarães foi desenvolvendo ao longo dos anos atividades ligadas à saúde, de combate à fome, às dificuldades financeiras das famílias, de apoio às crianças e jovens, de acompanhamento dos isolados, de defesa do meio ambiente, bem como do apoio na luta contra o cancro.

Dada a importância que tem na comunidade, o Lions Clube de Guimarães contou, sempre, com o apoio do setor empresarial sediado no concelho de Guimarães, da sociedade civil, das instituições locais e nacionais. O Lions Clube de Guimarães é por todos visto como um movimento necessário e de esperança aos mais necessitados e, por isso, a comunidade está sempre presente quando ouve o apelo do clube. E o Lions Clube de Guimarães pode sempre contar com todos, destacando-se a Câmara Municipal de Guimarães, mas que também conta com o apoio de outras entidades e instituições sempre que necessita, tais como o Vitória Sport Clube, a Guimarães Marca, a Sociedade Martins Sarmento, os Paços dos Duques de Bragança, as Escolas Secundárias de Guimarães, entre outras.




© Cláudia Crespo/Mais Guimarães

Numa fase como esta, torna-se ainda mais importante existir um movimento como este?

Evidentemente que sim, tanto mais que o Lions Clube de Guimarães está mais próximo dos mais carenciados, cujo número irá infelizmente aumentar, e pode contar com o apoio das instituições, de que é exemplo a Câmara Municipal de Guimarães, cujo apoio tem sido inexcedível, da Igreja e do setor empresarial.

Por outro lado, tem as condições para chegar mesmo àqueles que procuram esconder as situações de extrema carência em que se encontram. O Lions Clube de Guimarães é um movimento imprescindível para chegar às situações de carência, sejam elas visíveis, sejam encapotadas, e fá-lo com um único objetivo que é servir.

Enquanto presidente, que mensagem quer deixar aos vimaranenses e a todos aqueles que vos acompanham?

A mensagem que deixo a todos é a de que a intervenção solidária é uma obrigação de cidadania, apelando a que todos estejam atentos às situações de carência que nos circundam e que contribuam para as minimizar, quer diretamente, quer através de movimentos como o do Lions Clube de Guimarães.

PUBLICIDADE

Arcol

Partilhar

PUBLICIDADE

Ribeiro & Ribeiro
Instagram

JORNAL

Tem alguma ideia ou projeto?

Websites - Lojas Online - Marketing Digital - Gestão de Redes Sociais

MAIS EM GUIMARÃES