FREGUESIA DE ALDÃO CRIA BRIGADA VERDE E APRESENTA PLANO DE AÇÃO PARA 2017

Sessão pública contou com muitos voluntários e terminou com o grupo de música “Valores da Tradição do Vale S. Torcato”. Fermentões, Ponte, União de Freguesias de Briteiros Santo Estêvão e Donim, Escola Profissional CISAVE e Longos constituíram já as suas Brigadas Verdes.

A Junta de Freguesia, a Associação Aldão Solidário, a Associação de Pais da Escola do Pulo, o Grupo Recreativo e Cultural de Aldão e o Grupo de Motards Brigada Noturna de Aldão formam a mais recente Brigada Verde no concelho de Guimarães. A proposta, lançada pelo Presidente da Câmara Municipal, Domingos Bragança, no âmbito do programa “Guimarães Mais Verde”, tem por objetivo desafiar os vimaranenses e as suas instituições a comprometerem-se com o projeto de construir um Município mais sustentável, protegendo a natureza e respeitando o ambiente.

A Brigada Verde de Aldão, cujo logótipo representa uma pegada idealizada pelas jovens Cláudia Oliveira e Carolina Oliveira, apresentou já um alargado programa de atividades a desenvolver no ano em curso, sob o lema “A caminho de um Guimarães mais verde”. As primeiras ações realizam-se já no mês de fevereiro, envolvendo a comunidade educativa da EB1 de Pulo, onde será elaborado um postal no Dia dos Namorados com o logótipo e a mensagem da Brigada Verde de Aldão. No final do mês, no Carnaval, as crianças são convidadas a confecionar trajes alusivos ao tema do ambiente, sendo premiados os três exemplares mais criativos.

“Temos de fazer pedagogia ambiental e esse trabalho começa na escola, com a defesa da natureza, fazendo de Aldão um jardim, através da soma de todas as vontades e dos nossos voluntários, a quem agradeço a participação”, referiu Domingos Bragança, Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, lembrando que definiu uma verba de apoio para a constituição das Brigadas Verdes, tendo em vista a realização de atividades. “Agradeço o envolvimento de todas as pessoas, pois este é o caminho de futuro! É um caminho bom para nós e para quem nos sucede!”, acrescentou o responsável pelo Município.

Conceição Castro, Presidente da Junta de Aldão, realçou o conjunto de ações do plano de ação que será desenvolvido ao longo do ano “com o objetivo primeiro de colaborar para que Guimarães seja Capital Verde Europeia”, disse. “Mesmo que não se consiga, Guimarães vai tornar-se mais apetecível! Adotar boas práticas ambientais, sensibilizar a população, ir à escola, andar nas ruas, são gestos e atitudes simples que podem fazer a diferença”, adiantou ainda, apelando ao sentido cívico das pessoas com o “envolvimento de todos na necessidade de defender o ambiente”.

Entre outras atividades calendarizadas, destaca-se a criação de Hortas Pedagógicas na Escola de Aldão, com as crianças a assumir o compromisso de regar diariamente os canteiros de legumes ou de árvores de fruto. Aldão vai também celebrar o mês da árvore no início da primavera, bem como organizar deslocações às ruas da freguesia para recolher resíduos que estejam em local indevido. Uma outra ação será plantar árvores no Campo de Jogos de Aldão, desenvolver sessões de esclarecimento acerca do tema da reciclagem e sobre o destino dado aos resíduos, promover visitas às instalações da Resinorte, em Lordelo, entre outras iniciativas.

Foto: ©Município de Guimarães

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

©2019 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?