GASTRENTEROLOGIA DO HSOG PARTICIPOU EM ESTUDO EUROPEU SOBRE CÁPSULA ENDOSCÓPIA

O Serviço de Gastrenterologia do Hospital da Senhora da Oliveira Guimarães participou num estudo multicêntrico europeu sobre Cápsula Endoscópica. O Serviço de Guimarães foi o único português a participar, tendo daqui resultado um trabalho científico que foi agora publicado na prestigiada revista indexada “United European Gastroenterology Journal”.

O trabalho em si, com o título de “Capsule endoscopy in young patients with iron deficiency anaemia and negative bidirectional gastrointestinal endoscopy”, propõe que em doentes com menos de 50 anos com anemia por falta de ferro, com endoscopia e colonoscopia normais e com determinadas alterações analíticas e perda de peso, o exame por Cápsula Endoscópica deve ser prioritário. Segundo o diretor do Serviço de Gastrenterologia do Hospital e também um dos autores do trabalho, José Cotter, “estes resultados traduzem a importância diagnóstica primordial da cápsula endoscópica no respeitante às lesões do intestino delgado, nomeadamente com potencial hemorrágico”.

O “United European Gastroenterology Journal” tem um fator de impacto de 3.673 (posição 21 entre 79) e é o órgão oficial da United European Gastroenterology que é uma organização que combina as sociedades científicas europeias ligadas à saúde digestiva. Junta mais de 25 mil especialistas na área da gastrenterologia, fazendo da mesma a mais englobante organização do mundo nesta área e sendo uma plataforma única de colaboração e troca de conhecimento.

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

©2018 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?