GONÇA INAUGUROU 1ª FASE DE REQUALIFICAÇÃO DA ZONA CENTRAL

Requalificação está a estruturar o centro cívico de Gonça, proporcionando-lhe uma organização coerente e coesa. Obra permitirá uma linguagem mais urbana e uma imagem mais atrativa. Intervenção fica concluída em junho.

O Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Domingos Bragança, inaugurou a primeira fase da requalificação da zona central de Gonça, onde se inclui a nova sede de Junta de Freguesia, agora instalada na antiga escola de ensino básico. O projeto “Centralidades”, cuja segunda fase principia em janeiro, abrange também as ruas 10 de Junho, José da Silva Gonzalez, Manuel Barbosa Ferreira, 1º de Maio, rua Florbela Espanca, Largo de S. Mateus e zona envolvente da casa mortuária e Igreja de Gonça.

Do projeto idealizado destaca-se a configuração das ruas e o uso destinado para as pessoas, restringindo-se alguns casos a um único sentido de trânsito, bem como a criação de “Zonas 30”, que determinam a necessidade de uma redução de velocidade dos automóveis para 30 quilómetros, de modo a permitir uma maior segurança às pessoas que circulam nas vias. A intervenção contempla também a criação de novos espaços verdes e o alargamento de passeios, sobretudo no Largo de S. Mateus, onde se realizam as duas festas populares da freguesia, a Romaria de S. Mateus e a Festa de Nossa Senhora do Rosário.

«Estas obras têm um grande simbolismo e demonstram o cuidado e um excelente aproveitamento do espaço público. São intervenções que contam muito para o conforto e para a melhoria da qualidade de vida das nossas pessoas», realçou Domingos Bragança, depois de ter inaugurado a nova sede de Junta, a reabilitação dos Tanques de Real, duas novas áreas de culto no espaço público e a Praça Evaux-les-Bains, nome de localidade francesa com quem Gonça estabeleceu recentemente uma geminação.

Por seu turno, Francisco Costa e Silva, Presidente de Junta, referiu que a obra de requalificação do centro cívico, cujo revestimento dos pavimentos está a ser feito com recurso ao granito da região, ficará concluída em junho do próximo ano. «Este projeto está já a transformar a centralidade da nossa freguesia», disse, depois de uma visita realizada com Domingos Bragança a obras de ampliação e pavimentação efetuadas nas ruas Jerónimo Carvalho e Dr. Artur Gonçalves da Silveira, ambas no perímetro central de Gonça.

Fotos: DR

©2020 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?