Governo adota medidas para mais um passo no regresso à normalidade

A ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira da Silva, anunciou, esta quinta-feira, o novo conjunto de medidas de alívio das restrições de controlo da covid-19 que representam um novo passo para um regresso à vida normal dos cidadãos.

© Direitos Reservados

Tendo em conta a evolução da pandemia, o Governo decidiu acabar com cinco medidas que ainda estavam em vigor no combate à pandemia. A segunda fase de levantamento de restrições poderá chegar em cinco semanas, altura em que os peritos preveem que o número de óbitos esteja abaixo de um acumulado a 14 dias por milhão de habitantes de 20 mortes. Atualmente, encontra-se em 63.

Desta forma, vai terminar o confinamento de contactos de risco, a ecomendação de teletrabalho, bem como os limites de lotação em estabelecimentos comerciais. O fim da exigência de certificado digital, salvo no controlo de fronteiras, e de teste negativo para acesso a grandes eventos, recintos desportivos e bares e discotecas são outras das medidas que já não estão em vigor.

Por otro lado, até os valores da pandemia melhorarem, vai permanecer a exigência teste negativo, salvo certificado de 3ª dose ou recuperação, para as visitas a lares e visitas a pacientes internados em estabelecimentos de saúde. O uso da máscara nos espaços interiores continua a ser exigida.

©2023 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?