“Não é aceitável manter este nível de circulação ao fim-de-semana”, disse António Costa após uma reunião de Conselho de Ministros.
“O momento que estamos a viver é o momento mais grave desta pandemia. Ainda hoje morreram mais 167 pessoas. Não há nenhuma razão para hoje termos mais medo da covid-19 do que o medo que tivemos quando ela chegou em março”.
Conheça as novas medidas anunciadas esta segunda-feira, 18 de janeiro.
- Proibida a circulação entre concelhos ao fim-de-semana;
- Todos os estabelecimentos de qualquer natureza devem encerrar às 20h00 à semana e às 13h00 ao fim-de-semana. A exceção é o retalho alimentar que ao fim-de-semana se pode prolongar até às 17h00;
- Proibida a venda ao postigo de qualquer estabelecimento não alimentar, como lojas de vestuário;
- Proibida a venda ao postigo de qualquer tipo de bebida, mesmo cafés;
- Proibida a permanência e o consumo de bens alimentares à porta de estabelecimentos ou nas suas imediações;
- Encerrados todos os espaços de restauração em centros comerciais, mesmo em regime de take away;
- Proibidos os saldos e promoções que promovam a deslocação de pessoas;
- Proibida a permanência de pessoas em espaços públicos como jardins. Podem ser frequentados, mas não podem ser locais de permanência;
- Pedida às autarquias a limitação do acesso a zonas que convidam à concentração de pessoas, como marginais ou espaços para jogar ténis ou padel;
- Encerradas universidades seniores, centros de dia e centros de convívio;
- Deslocações para trabalho presencial vão necessitar de declaração escrita da entidade patronal;
- Nas próximas 48 horas as empresas com mais de 250 trabalhadores têm de enviar à Autoridade para as Condições de Trabalho a lista nominal de todos os trabalhadores cujo trabalho presencial consideram indispensável.