GRÃ ORDEM AFONSINA FOI APRESENTADA PUBLICAMENTE

No dia 13 de fevereiro nasceu oficialmente a “Associação Grã Ordem Afonsina – Vida e Obra do Rei Fundador”. Sediada em Guimarães, tem a missão de promover a figura de D. Afonso Henriques como símbolo identitário da cidade berço e, principalmente, como fundador da nação portuguesa e pedra angular da construção da grande pátria lusófona. Com esse fim, a Associação vai promover o estudo, investigação e divulgação dos mais variados aspectos históricos da Vida e Obra do Primeiro Rei de Portugal, em especial aqueles que constituem um património imaterial da primeira capital portuguesa.

A apresentação pública da “Grã Ordem Afonsina”, como é apelidada, realizou-se esta segunda-feira, dia 18, na sua sede provisória, na Avenida S. Gonçalo, nas proximidades do Estádio com o nome do rei.

Estão em preparação os primeiros passos da nova associação que quer agitar as águas no lamaçal historiográfico e identitário em que se encontra o país. A celebração dos 900 anos da Batalha de S. Mamede está na agenda da “Grã Ordem Afonsina”, que quer ver o dia 24 de Junho como Feriado Nacional, já que foi nesse dia que nasceu Portugal. Foi aí que aconteceu “a primeira tarde portuguesa”, como escreveu o historiador José Mattoso.

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

©2019 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?