Grande Peregrinação à Penha com transmissão televisiva e adeus a Nossa Senhora de Fátima
Peregrinação sem tradicional procissão, terá pela primeira vez na história transmissão televisiva.
A 128.ª Grande Peregrinação à Penha vai realizar-se domingo, dia 12 de setembro, mas ainda num formato diferente do tradicional e totalmente adaptado às regras definidas pelas autoridades de saúde em função do contexto pandémico. Todo o figurino da maior peregrinação vimaranense foi, pelo segundo ano consecutivo, ajustado às regras de segurança e distanciamento social, não tendo lugar a normal procissão de fé entre a cidade e a montanha, mas apenas a solene missa campal, com cerca de 500 lugares marcados, que será presidida pelo Arcebispo de Braga, D. Jorge Ortiga.
A grandiosa Peregrinação à Penha vai, este ano, ter integral transmissão televisiva, através da TVI. O canal televisivo vai dedicar o programa “Somos Portugal” à montanha da Penha, assegurando um total de mais de cinco horas de programação em direto, com festa, música e animação ao longo de toda a tarde.
A festa religiosa do Arciprestado de Guimarães e Vizela ficará ainda marcada pela cerimónia do adeus à imagem de Nossa Senhora de Fátima que, ao longo de cerca de dois meses, esteve no Santuário da Penha.
“Estamos certos que o encontro com Nossa Senhora da Penha continua a ser muito especial para todos os vimaranenses que nos visitam ao longo deste dia e não esmorecem no carinho e na fé. Este ano, a Penha será também o Altar do Mundo que se despede da belíssima imagem de Nossa Senhora de Fátima”, sustenta a juiz da Irmandade, Roriz Mendes.
Em vez da tradicional procissão, que anualmente sai da cidade e sobe à montanha da Penha, a imagem de Nossa Senhora da Penha será transportada, domingo, pelas 10h00, pelos Bombeiros Voluntários de Guimarães, pelas ruas da cidade e da freguesia da Costa. O acolhimenrto da imagem na Penha está marcado para as 10h50, altura em que o andor de Nossa Senhora da Penha será levada em ombros no percurso entre o largo do Cruzeiro e o altar do Santuário, onde terá lugar a eucaristia solene campal, pelas 11h00, presidida pelo Arcebispo Primaz, D. Jorge Ortiga, com transmissão televisiva na TVI.
A Irmandade oferece a todos os vimaranenses, na noite do dia 11 de setembro, pelas 21h00, no recinto exterior do Santuário, uma monumental “Serenata à Senhora da Penha”. O espetáculo está a cargo da Associação de Fados de Guimarães, juntando músicos e cantores vimaranenses em palco, pretendendo “ser um ato público de gratidão pela coragem e dedicação de todos aqueles que trabalharam e trabalham em favor do próximo durante todos estes meses”, sublinha Roriz Mendes.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Dezembro 3, 2024
Neste natal conduza um modelo líder no concessionário BYD M & Costas em Creixomil - Guimarães.
Dezembro 3, 2024
A Escola de Dança Flávia Portes sagrou-se campeã mundial no All Dance World 2024, uma das mais importantes competições de dança do mundo.
Dezembro 3, 2024
Todos os deputados do PS na Assembleia da República serão subscritores de um voto de congratulação à cidade de Guimarães pela conquista do título de Capital Verde Europeia 2026, informação avançada pelo deputado vimaranense Ricardo Costa.