Grande Peregrinação à Penha com transmissão televisiva e adeus a Nossa Senhora de Fátima

A 128.ª Grande Peregrinação à Penha vai realizar-se domingo, dia 12 de setembro, mas ainda num formato diferente do tradicional e totalmente adaptado às regras definidas pelas autoridades de saúde em função do contexto pandémico. Todo o figurino da maior peregrinação vimaranense foi, pelo segundo ano consecutivo, ajustado às regras de segurança e distanciamento social, não tendo lugar a normal procissão de fé entre a cidade e a montanha, mas apenas a solene missa campal, com cerca de 500 lugares marcados, que será presidida pelo Arcebispo de Braga, D. Jorge Ortiga.

A grandiosa Peregrinação à Penha vai, este ano, ter integral transmissão televisiva, através da TVI. O canal televisivo vai dedicar o programa “Somos Portugal” à montanha da Penha, assegurando um total de mais de cinco horas de programação em direto, com festa, música e animação ao longo de toda a tarde.

A festa religiosa do Arciprestado de Guimarães e Vizela ficará ainda marcada pela cerimónia do adeus à imagem de Nossa Senhora de Fátima que, ao longo de cerca de dois meses, esteve no Santuário da Penha.

“Estamos certos que o encontro com Nossa Senhora da Penha continua a ser muito especial para todos os vimaranenses que nos visitam ao longo deste dia e não esmorecem no carinho e na fé. Este ano, a Penha será também o Altar do Mundo que se despede da belíssima imagem de Nossa Senhora de Fátima”, sustenta a juiz da Irmandade, Roriz Mendes.

Em vez da tradicional procissão, que anualmente sai da cidade e sobe à montanha da Penha, a imagem de Nossa Senhora da Penha será transportada, domingo, pelas 10h00, pelos Bombeiros Voluntários de Guimarães, pelas ruas da cidade e da freguesia da Costa. O acolhimenrto da imagem na Penha está marcado para as 10h50, altura em que o andor de Nossa Senhora da Penha será levada em ombros no percurso entre o largo do Cruzeiro e o altar do Santuário, onde terá lugar a eucaristia solene campal, pelas 11h00, presidida pelo Arcebispo Primaz, D. Jorge Ortiga, com transmissão televisiva na TVI.

A Irmandade oferece a todos os vimaranenses, na noite do dia 11 de setembro, pelas 21h00, no recinto exterior do Santuário, uma monumental “Serenata à Senhora da Penha”. O espetáculo está a cargo da Associação de Fados de Guimarães, juntando músicos e cantores vimaranenses em palco, pretendendo “ser um ato público de gratidão pela coragem e dedicação de todos aqueles que trabalharam e trabalham em favor do próximo durante todos estes meses”, sublinha Roriz Mendes.

©2021 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?