Grupo Parlamentar do PS questiona atraso no apoio à internacionalização das PME
O Grupo Parlamentar do Partido Socialista, o qual integra o deputado vimaranense Ricardo Costa, endereçou algumas questões ao Governo sobre “os significativos atrasos no pagamento dos fundos comunitários destinados aos projetos de apoio à internacionalização das pequenas e médias empresas (PME)”.

Muitas empresas encontram-se ainda a aguardar reembolsos referentes a feiras internacionais realizadas em 2023, “o que compromete a sua liquidez e a sua capacidade de continuar a investir na presença em mercados externos”, lê-se no documento.
O gabinete do Compete 2030 reconhece estes atrasos e anunciou a realização de adiantamentos de 80% do incentivo associado à despesa apresentada. No entanto, o Grupo Parlamentar socialista entende que “esta solução temporária não resolve o problema estrutural dos atrasos nos pagamentos, que geram constrangimentos financeiros significativos para as empresas exportadoras”.
Refere ainda a “necessidade de reforçar mecanismos de validação mais céleres, como a presença de auditores nos certames internacionais, tem sido uma reivindicação do setor”.
Quais as razões concretas para os atrasos no pagamento dos apoios à internacionalização das PME, qual o montante total em dívida às empresas e qual o prazo previsto para a sua regularização, que medidas concretas estão a ser adotadas para garantir que os adiantamentos sejam processados sem novos atrasos e se está previsto algum ajustamento nos procedimentos de atribuição dos apoios para garantir maior previsibilidade e celeridade nos pagamentos futuros, foram as questões endereçadas ao Governo de Luís Montenegro.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Março 20, 2025
Uma cerimónia presidida pela Ministra da Administração Interna, Margarida Blasco, que descerrou, juntamente com Domingos Bragança, autarca de Guimarães, a placa que sela o momento para a prosperidade neste novo quartel, construído de raiz e agora situado na Rua de Mide, na zona industrial da vila vimaranense.
Março 20, 2025
Município regista uma das melhores performances nacionais na recolha de resíduos alimentares, destacando-se pelo modelo porta-a-porta e sistema PAYT.
Março 20, 2025
A informação foi dada esta manhã, à margem da inauguração da obra de requalificação do Posto da GNR de Lordelo. Contratos serão assinados com autarquias de Guimarães e Vizela.