GUALTERIANAS NA ALAMEDA DR. ALFREDO PIMENTA: “TENTAMOS ENCONTRAR UMA SOLUÇÃO”

As Festas da Cidade – Gualterianas estão quase de regresso à cidade-berço (02 a 05 agosto). A Câmara Municipal de Guimarães decidiu que, na edição deste ano, os divertimentos serão deslocalizados para a Alameda Dr. Alfredo Pimenta.

Depois da análise às críticas tecidas no ano passado quanto à localização destes equipamentos de diversão, que ficavam um pouco mais acima do Parque das Hortas, o município tomou a decisão de mudar em 2019, algo que já fez em outros dois eventos este ano (Feira Afonsina e Noite Branca). Adelina Pinto, vereadora responsável pela pasta da Cultura, explicou depois das últimas Festas Gualterianas foram realizadas várias reuniões para tomar uma decisão. “Fruto das críticas do último ano, fizemos uma série de reuniões com as associações e não podemos ouvir e não fazer nada. O que ouvimos foi que grande parte das pessoas estavam em desacordo com o posicionamento dos divertimentos, tão longe do centro da cidade. Nesse sentido, tentamos encontrar uma solução. Mas todas as soluções têm prós e contras. Já vi ontem que há pessoas que continuam a dizer que estamos a dar cabo das festas da cidade. Mas é uma aprendizagem. Vamos ver como é que a população vai entender isto, vamos ver a questão do trânsito que é uma preocupação, com os próprios promotores dos divertimentos como é que as coisas correm e depois avaliaremos. Estamos sujeitos à crítica, faz parte”, apontou a vice-presidente da Câmara.

Relativamente ao condicionamento do trânsito numa das artérias mais movimentadas do centro da cidade, Adelina Pinto referiu que já “estão pensadas alternativas” e que serão “divulgadas no tempo certo”. “O trânsito fica completamente cortado nos períodos de montagem e desmontagem. Durante alguns períodos da festa, o trânsito estará também completamente cortado. Nos restantes momentos, haverá uma via funcional, mas com alguns condicionamentos, que vamos testar. Estamos a tentar que as pessoas percebam que aquela área vai ficar condicionada, mas vamos ver como vai correr”, disse.

Quanto ao programa das Festas Gualterianas, sabe-se que a Feira de Artesanato está de regresso e será na Alameda de S. Dâmaso. Blaya será também cabeça de cartaz. O restante programa será apresentado na próxima terça-feira, dia 16 de julho, pelas 11h00, na Associação Artística da Marcha Gualteriana.

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

©2019 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?