Guia para o Voluntariado de Emergência Social apresentado em Guimarães
Paula Oliveira, vereadora de Ação Social, desafiou os representantes das instituições presentes a desenvolverem projetos de inovação social.
Sessão que contou com a participação de vários parceiros sociais do Município de Guimarães.
Decorreu, nas instalações do Palácio do Vila Flor, a apresentação do Guia para o Voluntariado de Emergência Social, numa sessão que contou com a participação de vários parceiros sociais do Município de Guimarães-
Paula Oliveira, vereadora de Ação Social, desafiou os representantes das instituições presentes a desenvolverem projetos de inovação social “para alavancar o investimento social nos territórios, promover a equidade, o desenvolvimento e a inclusão social”.
Referindo-se à área de intervenção do VES (Voluntariado e Emergência Social), Paula Oliveira defendeu a vontade dos idosos em ficar em suas casas, desde que tenham condições e qualidade de vida, o que torna este projeto fulcral para o combate à solidão e para apoiar os seniores nesta vontade.
O Município de Guimarães assumiu-se como investidor social do Projeto de Emergência Social promovido pela Pista Mágica e financiado pela Portugal Inovação Social, que tem como objetivo a criação e gestão de um corpo de Voluntários de Emergência Social (VES) para situações sinalizadas, que necessitem de resposta imediata. Foi dada prioridade aos idosos do Programa “Guimarães 65+” que se encontrem em isolamento social.
O Guia consiste num livro com 40 páginas, editado pela Pista Mágica – Associação e da autoria de Ana Gonçalves e Filipa Pisco, que aborda temas como a “Emergência Social e Gestão de Crise”, a “Importância da integração de pessoas voluntárias na gestão e crise”, “gestão de voluntariado de emergência social”, “gestão emocional em contexto de crise” e ainda conta com anexos que abordam os “primeiros socorros psicológicos”, “Cenários de autocuidado” e “exercício da autocompaixão”.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Outubro 15, 2024
O Município de Guimarães iniciou obras de pavimentação em duas áreas do concelho, com o objetivo de melhorar as condições de circulação e segurança rodoviária.
Outubro 14, 2024
A exemplo dos anos anteriores, Osmusiké - Associação Musical e Artística do Centro de Formação Francisco de Holanda - organizou no passado, dia 12 de outubro, mais uma edição dos “Sons de Outono” no grande auditório Francisca Abreu, no Centro Cultural Via Flor.
Outubro 14, 2024
Teste, que se realiza entre os dias 17 e 19 de outubro, procura avaliar o impacto dos projetos de qualificação e regeneração, em fase de conclusão da Alameda S. Dâmaso (norte), Largo do Toural (nascente), Rua de Santo António e Av. D. João IV, com incidência na mobilidade viária.