Guilherme Peixoto, o padre DJ vimaranense que partilha mensagens e música em tempos de pandemia

O sacerdote tem ajudado outras paróquias a usar as plataformas digitais para transmitir a mensagem da igreja e divulgar as homilias.

© Direitos Reservados

O padre vimaranense Guilherme Peixoto está a usar as redes sociais para transmitir mensagens de sensibilização sobre a pandemia da covid-19. E não se fica apenas pelas palavras. O pároco, que também é músico, tem partilhado algumas das suas atuações como DJ de música eletrónica.

Guilherme Peixoto, responsável pelas paróquias das freguesias de Laúndos e Amorim, desenvolveu o gosto por este estilo musical há vários anos, partilhando-o na comunidade ao atuar como DJ num espaço da paróquia, mas, também, em vários eventos para qual é convidado. O padre DJ fez manchetes no ano passado depois de, numa visita ao Vaticano, o Papa Francisco lhe ter abençoado os auscultadores.

SOZINHO EM CASA ✜ vida de padre ✜ Ep. 04 ✜ 24Mar20

Este vídeo é dedicado aos irmãos Capelães Militares e das Forças de Segurança, bem como a todos quantos servem a Instituição Militar, bem como Forças de Segurança. Alguns em casa por estes dias, outros encontram-se nos quartéis. O certo é que em casa ou nos quartéis estamos 24 horas ao serviço e sempre contactáveis. Há momentos em que servir bem Portugal é estar em quarentena.A nossa principal arma é a fé e a oração. Rezamos pelos nossos militares, forças de segurança, e civis.𝗘 𝗨𝗠 𝗢𝗕𝗥𝗜𝗚𝗔𝗗𝗢 𝗠𝗨𝗜𝗧𝗢 𝗘𝗦𝗣𝗘𝗖𝗜𝗔𝗟༶ Aos melhores cozinheiros do mundo, os meus pais e a minha irmã que me preparam as marmitas para a quarentena. ༶ À Irene Pontes pelas instruções para a máquina de lavar, e por toda a atenção para que nunca falte nada.༶ Ao meu PT Nuno Carvalho, de um profissionalismo e humildade enormes, bem como ao Dr. Tiago Almeida e à Clínica de Nutrição Dr. Tiago Almeida por me terem ensinado a comer com esta idade. Quando uma pessoal pensa que já viu tudo…#EuFicoEmCasa #RezemosJuntos #StayAtHome #COVID19

Posted by Padre Guilherme on Tuesday, 24 March 2020
Vídeo partilhado no Facebook de Guilherme Peixoto

Agora, com as regras de confinamento ditados pela propagação do coronavírus, decidiu, a partir de casa, mostrar alguns dos seus ‘sets’ através da internet, transmitindo-os nas redes social como forma de entretenimento para quem está a cumprir quarentena, mas também para complementar as suas mensagens de sensibilização de como lidar com pandemia.

“Os vídeos têm tido milhares de visualizações, inclusive em outros países como Inglaterra e Brasil. Tenho até médicos amigos que nos comentários vão dando conselhos e alertando para toda esta situação. O importante é educar as pessoas, pois se fizesse um vídeo muito sério ninguém ia ver até ao fim”, disse o padre, que é natural de Guimarães, à agência Lusa.

Apesar de há mais de uma década ter este passatempo como DJ, nomeadamente num espaço da paróquia de Laúndos, apelidado de ‘Ar de Rock’, Guilherme Peixoto garantiu que “nunca tinha feito vídeos a passar música ao vivo”, mas tem sentido que as redes sociais têm permitido “uma proximidade com a comunidade que nunca antes existiu”.

© Direitos Reservados

O sacerdote, que é também responsável pelas comunicações sociais do Arciprestado da Póvoa de Varzim e Vila do Conde, tem ajudado outras paróquias da região a usar estas plataformas digitais para transmitir a mensagem da igreja e divulgar as homilias.

“Muitos padres e paroquias não tem conhecimentos nem equipamentos para usar estas ferramentas, e tenho-os ensinado e ajudado a adaptarem-se. Além de conseguirmos divulgar as missas e o terço do Santuário de Fátima e do nosso Arcebispo D. Jorge Ortiga, fizemos uma parceira com um jornal local para todos os dias, numa diferente igreja do concelho, transmitir-nos a homilia e o evangelho”, descreveu Guilherme Peixoto.

©2020 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?