GUIMARÃES ACOLHE FINS DE SEMANA GASTRONÓMICOS

De 02 a 04 de novembro, Guimarães vai dar o pontapé de saída na XI edição da iniciativa “Fins de Semana Gastronómicos”. Este ano, o município optou por homenagear as Festas Nicolinas, escolhendo como prato o que de mais tradicional se come na Noite do Pinheiro: pataniscas de bacalhau para entrada, rojões com papas de sarrabulho e rabanadas como sobremesa.

Numa parceria entre a Câmara Municipal de Guimarães e a Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte, os Fins de Semana Gastronómicos regressam a Guimarães e foram 24 os restaurantes que aderiram, bem como oito unidades de alojamento. De acordo com Sofia Ferreira, vereadora com competências no turismo, estes números representam um aumento em relação ao ano anterior, com mais 17 restaurantes e cinco unidades de alojamento. “Para nós é muito positivo. É reconhecimento da importância do projeto e demonstra a vontade dos agentes locais se envolverem”, admitiu a vereadora.

De acordo com Sofia Ferreira, “Guimarães tem muito para oferecer e deixar em que visita motivos para voltar”, pelo que é um destino turístico em crescimento e que, expectavelmente, vai fechar 2018 com melhores números do que o ano de 2017. Parte integrante da iniciativa desde o início, este ano o concelho optou pelo mês de novembro para divulgar a sua gastronomia. “Entendemos que novembro seria um mês interessante pela homenagem às Nicolinas e escolhemos o prato que todos os vimaranenses têm a mesa na noite do Pinheiro: pataniscas de bacalhau para entrada, rojões com papas de sarrabulho e rabanadas como sobremesa. Gastronomia e vinhos são produtos que estamos apostados em desenvolver””, explicou Sofia Ferreira.

Para Jorge Magalhães, vice-presidente da Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte, “este é um projeto uno”. “Não posso esquecer o papel dos atores públicos e privados que se têm envolvido de forma clara. Todos nós conseguimos projetar este território de forma clara e, a nível nacional, estamos a conseguir manter o nível de envolvência e progressão. Guimarães é um destino cada vez mais consolidado e, para a economia da nossa região, o turismo é importante”, revelou Jorge Magalhães.

A iniciativa Fins de Semana Gastronómicos engloba 78 municípios da região Norte, mais de 1000 restaurantes e também mais de 500 hotéis e unidades de turismo rural e este ano tem como tema a Doçaria Tradicional e Conventual. Para estes três dias em Guimarães o prato referido vai figurar nos menus desde o jantar de sexta-feira até ao almoço de domingo, havendo ainda a oferta de um copo de vinho verde aos clientes como “gesto de boas vindas”. Quanto ao alojamento, vai haver um desconto de pelo menos 10% aos turistas que se identifiquem como clientes do Fim de Semana Gastronómico em Guimarães.

Os restaurantes aderentes são:

A Cozinha por António Loureiro; HOOL Restaurante | Hotel da Oliveira; Principe Parque Restaurante Lda; Restaurante Arbelo; Restaurante Buxa; Restaurante Condado; Restaurante D. Mafalda | Hotel de Guimarães; Restaurante Dan José; Restaurante Doce Parque; Restaurante Fentelhas; Restaurante Florêncio; Restaurante Hotel da Penha; Restaurante Nora Zé da Curva; Restaurante Novo Nora Zé da Curva; Restaurante O Mundo dos Leitões (Cabeça de Porco); Restaurante Oriental; Restaurante Paraqui; Restaurante Piedade; Restaurante Pousada Mosteiro de Guimarães; Restaurante Típico O Batista; Restaurante Tomaz, Restaurante ViraBar; Solar do Arco; Village Restaurante | Open Village Sports Hotel & Spa Club

Unidades de alojamento aderentes:

Casa de Sezim; Casa dos Pombais; Casa do Ribeiro; Hotel da Oliveira; Hotel de Guimarães; Hotel Toural; Quinta Pedras de Baixo – Agroturismo; Santa Luzia ArtHotel

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

©2019 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?