Guimarães em alerta laranja até segunda-feira devido a altas temperaturas

A previsão do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) aponta para condições climáticas propícias à ocorrência de incêndios rurais.

alerta laranja

A previsão do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) aponta para condições climáticas propícias à ocorrência de incêndios rurais.

© Direitos Reservados

O Serviço Municipal da Proteção Civil de Guimarães (SMPC) emitiu ao final desta sexta-feira, dia 26, um Alerta Laranja devido à previsão de mais calor nos próximos dias, com as temperatura previstas a situarem-se acima dos 30.º entre este sábado e segunda-feira, 29 de agosto.

O quadro meteorológico adverso é propício aos incêndios rurais e, desta forma, o Serviço Municipal de Proteção Civil e o Gabinete Técnico Florestal (GTF), determinam as seguintes medidas de prevenção:

• PROIBIÇÃO de realização de Queimadas Extensivas sem autorização da câmara municipal;

• PROIBIÇÃO de realização de Queimas de Amontoados sem autorização da câmara municipal;

• PROIBIÇÃO de utilização de fogareiros e grelhadores em todo o espaço rural, salvo se usados fora das zonas críticas e nos locais devidamente autorizados para o efeito;

• PROIBIÇÃO de fumar ou fazer qualquer tipo de lume nos espaços florestais;

• PROIBIÇÃO de lançamento de balões de mecha acesa e foguetes. O uso de fogo-de-artifício só é permitido com autorização da câmara municipal;

• PROIBIÇÃO de fumigar ou desinfestar em apiários exceto se os fumigadores tiverem dispositivos de retenção de faúlhas;

• PROIBIÇÃO de utilização de motorroçadoras, corta-matos e destroçadores nos dias de Perigo de Incêndio “Muito Elevado” ou “Máximo”.

O SMPC e o GTF recomendam a adequação dos comportamentos e atitudes face à situação de perigo de incêndio rural, nomeadamente com a adoção das necessárias medidas de prevenção e precaução, observando as proibições em vigor e tomando especial atenção à evolução do perigo de incêndio para os próximos dias, disponível junto dos sítios da internet do município de Guimarães, da ANEPC e do IPMA.

PUBLICIDADE

Arcol

Partilhar

PUBLICIDADE

Ribeiro & Ribeiro
Instagram

JORNAL

Tem alguma ideia ou projeto?

Websites - Lojas Online - Marketing Digital - Gestão de Redes Sociais

MAIS EM GUIMARÃES