GUIMARÃES ASSINALOU RESTAURAÇÃO DA INDEPENDÊNCIA

Este sábado à noite, decorreu o desfile pelas principais artérias do Centro Histórico e o momento simbólico da colocação de uma coroa de flores na estátua de D. Afonso Henriques.

©  CMG


Neste sábado à noite, Guimarães assinalou as comemorações da Restauração da Independência de Portugal, no âmbito do programa desenvolvido pelo Grupo Recreativo “Os 20 Arautos de D. Afonso Henriques”. Deste modo, cumpriu-se o desfile pelas principais artérias do Centro Histórico e o momento simbólico da colocação de uma coroa de flores na estátua de D. Afonso Henriques.

“Portugal conquistou a sua independência em 1640, depois de 60 anos usurpada pela Espanha, mas não podemos esquecer primeiramente quem foi o fundador do país, o Rei D. Afonso Henriques. Esta é uma homenagem ao povo português que, com a sua coragem, lutou pela independência do país e assim fazer jus ao legado que D. Afonso Henriques nos deixou”, referiu Domingos Bragança, citado por comunicado da autarquia vimaranense.

Segundo a Câmara Municipal, a cerimónia foi assinalada pela participação de dezenas de pessoas, o hastear de bandeiras na sede do Grupo Recreativo “Os 20 Arautos de D. Afonso Henriques”  e os cânticos do Hino de Guimarães, Hino de Portugal e o Hino da Restauração.

A Restauração da Independência em Portugal comemora-se anualmente no dia 1 de dezembro, com o objetivo de relembrar a ação de portugueses que a 1 de dezembro de 1640 invadiram o Paço Real e mataram Miguel de Vasconcelos, o representante da Espanha em Lisboa, aclamando D. João, duque de Bragança como rei de Portugal. A Restauração da Independência foi o culminar de um período de grande descontentamento por parte da população portuguesa que não estava satisfeita com a União Ibérica, entre Portugal e Espanha, que teve a duração de 60 anos (de 1580 a 1640).

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

©2019 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?