Guimarães celebra 23 anos de Património Cultural da Humanidade
O Comité do Património Mundial inscreveu o Centro Histórico de Guimarães na Lista de Património Mundial em 13 de dezembro de 2001, na sequência da recuperação do centro histórico, um trabalho desenvolvido pelo município.
Mais tarde, em setembro de 2023, a classificação foi alargada à zona de Couros, passando o território classificado a abranger 40 hectares.
Esta sexta-feira, 13 de dezembro, passam 23 anos desse acontecimento e Guimarães vai comemorar. A campanha ‘O Património são as pessoas’, que promove a sensibilização para a recuperação e protecção do património, inclui entrevistas a pessoas envolvidas na classificação do centro histórico e da zona de Couros, com os vídeos a ser lançados nos dias 13 e 19 de cada mês, até junho de 2025.
Amanhã, sexta-feira, às 17h00, haverá o ‘Património Iluminado’, isto é, a criação de um símbolo da Unesco com velas no Largo do Trovador, Largo da Oliveira e junto ao Paço dos Duques de Bragança.
No dia 20, às 21h30, os The Gift dão um concerto no Centro Cultural Vila Flor (CCVF). O levantamento de bilhetes é limitado a dois por pessoa, no dia 20 de dezembro, a partir das 10h00, na bilheteira do Palácio Vila Flor. Caso sobrem bilhetes, estarão disponíveis na bilheteira central do CCVF a partir das 20h30.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Janeiro 14, 2025
A conferência de imprensa acontece às 09h30, no auditório da Academia.
Janeiro 14, 2025
O Executivo Municipal aprovou a instalação no edifício conhecido por Seminário do Verbo Divino de vários projetos de parceira entre o Ecossistema Colaborativo Multimodal em Saúde do Alto Ave e a Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário (CESPU).
Janeiro 14, 2025
A equipa ocupa o 11º lugar na série A do Campeonato de Portugal, com 16 pontos.