Este sábado, 25 de março, entre as 20h30 e as 21h30, aderindo à iniciativa “Hora do Planeta” o município de Guimarães irá desligar as luzes do Convento de Santa Clara, atual paços do concelho, dos monumentos do Monte Latito e também da Montanha da Penha.

A Hora do Planeta é um movimento que nasceu em 2007, em Sydney, como um gesto simbólico para chamar a atenção para o problema das alterações climáticas.
No ano passado, milhares de cidades em 192 países participaram nesta iniciativa que apagou mais de 12 mil monumentos e edifícios emblemáticos.
Este ano, em Portugal, serão 88 os municípios que promoverão iniciativas relacionadas com este movimento. A Hora do Planeta é dinamizada em Portugal pela ANP – Associação Natureza Portugal, em colaboração com a WWF, tida como a maior organização global independente de conservação da natureza.
A Associação Natureza Portugal lança o desafio para que, neste sábado a partir das 20h30, “as pessoas dediquem uma hora a fazer algo pelo planeta”.
Na adesão a esta iniciativa, o município de Guimarães comprometeu-se também a promover a Festa da Primavera com diversas iniciativas de índole ambiental, salientando-se a organização de um mercado biológico e de uma sopa comunitária, e ainda a promover o projeto 360.come com foco na alimentação sustentável, o uso sustentável do solo e a economia circular, adianta a organização.