GUIMARÃES COMEMORA O DIA INTERNACIONAL DOS MUSEUS

O Museu Alberto Sampaio, a Sociedade Martins Sarmento e o Castelo e Paço dos Duques comemoram o Dia Internacional dos Museus com várias iniciativas, entre os dias 18 e 20 de maio.

O Dia Internacional dos Museus é celebrado anualmente a 18 de maio, por proposta do ICOM – Conselho Internacional de Museus (organismo da UNESCO).

Neste dia vários museus têm entrada gratuita, sendo possível visitar as suas exposições e obras, assim como participar nas iniciativas preparadas para comemorar o Dia Internacional dos Museus.

O horário de funcionamento dos museus é alargado com o objetivo de mais pessoas poderem visitar os espaços museológicos do país. Em Guimarães o Museu Alberto Sampaio e a Sociedade Martins Sarmento promovem várias iniciativas, de 18 a 20 de maio.

No museu Alberto Sampaio as comemorações arrancam logo na manhã desta sexta-feira, com uma visita guiada “O que nos contam as peças do museu?”, para alunos do 1.º e 2.º ciclo; e ainda dois passatempos: “Eu já visitei! Eu sei!” e “Memórias Fotográficas”. No sábado, destaque para as atividades matinais, com uma visita guiada “Tesouro de Nossa Senhora da Oliveira” e um momento musical, com um recital de música de Câmara, pelo grupo Risoluto Trio – Clarinete, violoncelo e piano. À noite, a “Noite dos Museus” abre as portas do Museu Alberto Sampaio e convida os visitantes a participarem nas atividades que este organizou especialmente para esta ocasião.

No Castelo e no Paço dos Duques de Bragança, nesta sexta-feira, comemora-se o Dia Internacional dos Museus e a Noite Europeia dos Museus com o evento “Museus hiperconectados: novas abordagens, novos públicos”.

No dia 19 de Maio, sábado, entrada gratuita no Museu Arqueológico da Sociedade Martins Sarmento e Museu da Cultura Castreja, em Briteiros, durante todo o dia. Nos dias 19 e 20 de maio decorrerá na Citânia de Briteiros um concurso de radioamadores do Norte.

Os principais objetivos desta atividade passam por promover o conhecimento e divulgação do radioamadorismo. Esta atividade estará a cargo do grupo de radioamadores Recoqueiros do Norte e a Associação de Radioamadores do Minho. Durante o concurso decorrerá uma demonstração do funcionamento e potencialidades desta modalidade de comunicação destinada aos visitantes, orientada por uma equipa de radioamadores, nos seguintes horários de acesso livre ao público: 19 maio das 09h00 às 13h00 e das 15h00 às 19h00, no dia 20 de maio das 09h00 às 13h00. No dia 19 de maio terá lugar no Salão Nobre da Sociedade Martins Sarmento um ciclo de palestas sobre o tema “Egipto Antigo e Egiptologia” e uma degustação de iguarias que decorrerá entre as 17h30 e as 23h00.

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

©2018 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?