GUIMARÃES COMO EXEMPLO DE BOAS PRÁTICAS NA ÁREA DA EDUCAÇÃO

 

A vice-presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Adelina Pinto, participou ontem no II Seminário Nacional PNPSE. O evento decorreu no Centro Cultural e de Congressos de Aveiro, sob o tema “A vez e a voz das comunidades educativas”.

Com “A emergência da territorialização das políticas educativas” a ser um dos temas em debate, Adelina Pinto foi parte integrante do grupo presente na discussão. Guimarães foi mesmo apontado como exemplo de boas práticas na área da educação e a vice-presidente defendeu “uma educação de qualidade promotora de sucesso para todos os alunos, independentemente do local onde vivem ou do contexto sócio-económico e cultural das famílias”, evidenciando casos práticos no concelho de Guimarães.

A também vereadora da Educação apresentou ainda um conjunto de projetos da responsabilidade do Município, em funcionamento em todas as escolas, como as Artes Performativas no 1ª ciclo, o programa de visitas de estudo para o 1ª e 2ª Ciclos, o Orçamento Participativo Escolas ou o programa PEGADAS. “São estes programas que ajudam a escola a promover mais sucesso e a melhorar as competências dos alunos em diversas áreas”, vincou Adelina Pinto.

O evento contou com a participação da comunidade educativa, desde agrupamentos de escolas, escolas não agrupadas, pais, autarquias, comunidades intermunicipais e áreas metropolitanas e outros parceiros locais para a promoção do sucesso escolar. No global, foram anunciadas as boas práticas e dinâmicas de promoção do sucesso escolar implementadas no âmbito do PNPSE (Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar) considerando também as parcerias de convergência escolar nos territórios.

A sessão de encerramento contou com a participação do Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, do Diretor Geral da Educação, José Vítor Pedroso e do coordenador da EM-PNPSE, José Verdasca.

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

©2018 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?