GUIMARÃES É REFERÊNCIA NACIONAL NA QUESTÃO DA IGUALDADE

Guimarães apresentou o Plano Municipal para a Igualdade de Género, numa cerimónia que decorreu no Paço dos Duques. Rosa Monteiro, Secretária de Estado para a Cidadania e Igualdade, revelou que o município é uma “referência” no país, não só pelo empenho mas também pela concretização.

Com o intuito de fazer de Guimarães um território de referência nas questões da igualdade de género o município apresentou um plano assente em pressupostos como o facto de a igualdade de género ser um princípio de justiça social e reconhecido formalmente, de o desenvolvimento sustentável de um território requerer o aproveitamento de todo o potencial humano, sendo decisivo o contributo tanto de homens como mulheres e assente também na ideia de que a promoção da igualdade de género obriga a uma análise de contextos. O plano começa com um caracterização do concelho, subdividida em temáticas como a população e famílias, educação e emprego, proteção social, saúde, cultura e desporto, cidadania e participação na sociedade, criminalidade e segurança e conciliação da vida pessoal, profissional e familiar.

Para Paula Oliveira, vereadora da Ação Social, esta é uma área muito abrangente. “Estamos a falar de uma área em que temos consciência de que há muito fazer, uma temática atual. As assimetrias de género justificam medidas de curta, média e longa duração”, explicou, acrescentando que este é um plano com visão estratégica para o futuro e que contou com a colaboração de pessoas e instituições.

Essa colaboração motivou Domingos Bragança a afirmar que considera ter um bom diagnóstico, “que cruza conhecimento académico mas também o saber e experiências”, um diagnóstico que “quantifica e propõe”. Rosa Monteiro, Secretária de Estado para a Cidadania e Igualdade, afirmou por isso que Guimarães é um exemplo a seguir pelo país e um parceiro ativo nas iniciativas do governo. “Guimarães é uma referência na questão da igualdade, o município tem estado no topo, não só pelo empenho mas também pela concretização”, referiu Rosa Monteiro. A secretária de estado acredita que este é um plano com uma grande diversidade de temáticas, que vão para além da ação social, e que assenta também em diversas áreas de intervenção.

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

©2018 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?