Guimarães em destaque na Finlândia
A sessão esteve inserida no Fórum Mundial da Economia Circular 2023, que se realizou ao longo dos últimos dois dias em Helsínquia, na Finlândia. A comitiva vimaranense foi liderada pela vereadora do Ambiente, Sofia Ferreira
Guimarães é a única cidade portuguesa selecionada como piloto para o programa “CCRI: Cidades e Regiões Circulares”, e encontra-se a finalizar o Plano para a Circularidade dos Resíduos, baseada na metodologia CCRI, que acelera a transição para uma economia circular, do local para um nível regional.
Guimarães, juntamente com a região de Helsínquia e a “Zero Waste Scotland”, foram as convidadas da “CCRI: Cidades e Regiões Circulares” para a sessão “Cities and regions accelerating the circular transition”, organizado pelo Banco Europeu do Investimento, pela Comissão Europeia e pelo Departamento de Desenvolvimento e Inovação da Comissão Europeia.
A sessão esteve inserida no Fórum Mundial da Economia Circular 2023, que se realizou ao longo dos últimos dois dias em Helsínquia, na Finlândia. A comitiva vimaranense foi liderada pela vereadora do Ambiente, Sofia Ferreira.
“O evento foi importante para a partilha de conhecimento e estabelecimento de sinergias, assim como para divulgar o caminho que Guimarães tem realização nesta área, nomeadamente através de projetos em conjunto com Centros de Investigação como o Laboratório da Paisagem, CVR-Centro para a Valorização de Resíduos, To-Be-Green e o Pólo de Inovação em Engenharia de Polímeros-PIEP”, destacou a vereadora Sofia Ferreira.
Já na mesa redonda, dedicada aos municípios, foram apresentadas as diversas boas práticas em curso, nomeadamente a estratégia de Guimarães para a Economia Circular, assim como o investimento em projetos de investigação, desenvolvimento e inovação.
O evento destacou o papel das cidades e regiões na transição para a economia circular, atuando como catalisadores e criadores de mudanças comportais, e permitiu a divulgação de projetos inspiradores que promovem a transição local para a economia circular.
Guimarães é a única cidade portuguesa selecionada como piloto para o programa “CCRI: Cidades e Regiões Circulares”, e encontra-se a finalizar o Plano para a Circularidade dos Resíduos, baseada na metodologia CCRI, que acelera a transição para uma economia circular, do local para um nível regional.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Outubro 8, 2024
Escola Profissional CISAVE, em Guimarães, foi palco a 03 de outubro de um encontro dedicado ao futuro das micro, pequenas e médias empresas do norte de Portugal. A CISAVE é a instituição parceira do projeto "Acelerar o Norte" que acolhe uma das 16 Aceleradoras de Comércio Digital, uma iniciativa que visa transformar digitalmente os negócios da região e "prepará-los para os desafios do futuro", avança a escola em nota enviada às redações.
Outubro 8, 2024
O PSD-Guimarães evoca, hoje, dia 8 de outubro, o aniversário da data de falecimento de Fernando Alberto Matos Ribeiro da Silva, líder da instalação da concelhia de Guimarães do Partido Popular Democrata (PPD), hoje PSD, um "exemplo notável de um político e de um dirigente das principais instituições sociais, culturais e desportivas vimaranenses", vinca a concelhia do partido.
Outubro 8, 2024
Inserido no Mês da Economia, que decorre em outubro em Guimarães, o município promoveu um jantar que que participaram representantes de empresas locais, universidades e associações empresariais, com foco na Inovação Colaborativa e na modernização dos modelos de negócio.