Guimarães entre os 34 concelhos em alerta

No dia em que o boletim da DGS regista nove vítimas mortais e mais 3.269 novos casos de infeção.

covid-barra

No dia em que o boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS) regista nove vítimas mortais e mais 3.269 novos casos de infeção pela covid-19, Guimarães passa a estar entre os concelhos em alerta, com mais de 120 casos por 100 mil habitantes.

O concelho vizinho de Braga, assim como a Trofa e Vila Nova de Famalicão, está em risco elevado, onde se aplica medidas como teletrabalho obrigatório e proibição de circulação a partir das 23h00.

Santo Tirso está entre os 33 concelhos de risco muito elevado. Ao fim-de-semana e feriados o retalho alimentar só pode funcionar até às 19h00 e não-alimentar até às 15h30, havendo proibição de circulação na via pública a partir das 23h00.

Novas medidas adotadas

Passa a ser exigido o certificado digital ou teste negativo para estabelecimentos turísticos e de alojamento local em todo o território continental.

Nos concelhos de risco elevado e muito elevado será exigido o certificado digital ou teste negativo em restaurantes, para serviço de refeições no interior às sexta-feiras a partir das 19h00 e durante todo o dia aos sábados, domingos e feriados. “A exigência de teste ou certificado nos hotéis é em todo o território nacional e todos os dias. Nos restaurantes, para acesso ao seu interior, é que a restrição é só às sextas-feiras à noite e aos fins de semana. São duas regras distintas, com critérios distintos para a sua utilização”, esclareceu a ministra.

São possíveis de ser utilizados, no acesso aos restaurantes, testes PCR, antigénio de 48 horas, autoteste perante proprietário do estabelecimento e autoteste perante profissional de saúde, numa farmácia.

A venda de autotestes vai poder ser feita em supermercados e estes servem para aceder aos estabelecimentos.

PUBLICIDADE

Arcol

Partilhar

PUBLICIDADE

Ribeiro & Ribeiro
Instagram

JORNAL

Tem alguma ideia ou projeto?

Websites - Lojas Online - Marketing Digital - Gestão de Redes Sociais

MAIS EM GUIMARÃES